19 de novembro de 2015
Mundo talvez não atinja meta vacinal contra o sarampo, diz OMS
A cobertura mundial de vacinação de crianças contra sarampo avançou nos últimos 15 anos, indo de 72% para 85%, mas ainda está aquém das metas estabelecidas pela OMS (Organização Mundial da Saúde), que era de chegar aos 90%.
Esse avanço relativo permitiu uma redução de 79% na mortalidade pela doença, com 17 milhões de vidas salvas ao longo dos 15 últimos anos, mas também ficou aquém do objetivo, que seria uma queda de 95%.
Entre as áreas onde a cobertura de vacinação é mais deficiente estão a África subsaariana, o Sudeste asiático e Ásia Central, segundo dados de abril a setembro.
Surto no Brasil
O Brasil teve uma redução drástica na incidência de sarampo entre 1985 até 2000 e ficou sem registrar casos autóctones até março de 2013, quando um novo surto eclodiu em Pernambuco e no Ceará.
Foram 916 casos confirmados até o Ministério da Saúde anunciar o fim do surto, em setembro de 2015. Segundo o governo, a cobertura de vacinação estava em 100%, mas um vírus "importado" não muito susceptível à vacina, consegui se instalar durante um período.
Saiba mais.