23 de novembro de 2015
Secretaria de Saúde confirma cinco casos de zika no Tocantins
A Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) confirmou cinco casos de zika no Tocantins este ano. Foram constatadas três ocorrências da doença em Palmas, uma em Araguaína e outra em Colinas do Tocantins. A enfermidade, ainda pouco conhecida, é viral e tem sintomas parecidos com os da dengue e da febre chikungunya. Os primeiros casos no Brasil só foram confirmados no início do ano.
A investigação epidemiológica comprovou que os cinco pacientes com diagnóstico para zika contraíram a doença no Tocantins.¬ A Secretaria recomenda, que a população vistorie semanalmente, de forma cuidadosa, todos os possíveis locais que podem acumular água, com o objetivo de impedir a reprodução do mosquito Aedes aegypti e Aedes albopictus, cujas populações estão estabelecidas em todo o Tocantins e assim, prevenir novos casos.
De acordo com a Sesau, os sintomas mais comuns da zika são manchas avermelhas, coceira intensa, febre baixa, dor de cabeça, vermelhidão nos olhos, dor atrás dos olhos, dor nas articulações e, em alguns casos, tosse e vômitos. Segundo a secretaria, os sinais podem desaparecer após o período de três a sete dias do início do quadro.
Saiba mais.