08 de janeiro de 2016
Número de casos notificados de Zika vírus sobe para 81 em janeiro, no AM
Até o dia 3 de janeiro, já foram notificados 81 casos de Zika vírus em Manaus, segundo a Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (Susam). Quatro casos foram descartados e dois foram confirmados, sendo infectados dentro do estado. Ainda permanecem 75 casos em investigação, entre eles, estão 14 gestantes.
Em relação à febre Chikungunya, neste ano foram notificados 152 casos da doença no Amazonas, somente 12 confirmados, 75 descartados e 65 que ainda permanecem sob investigação. Dos 12 casos confirmados, cinco foram infectados dentro do estado e os 7 restantes com transmissões fora do estado. Conforme dados da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), em 2015, em todo o Estado, foram registrados 7.191 casos de Dengue.
Um comitê de Combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus, foi criado no sábado (2) pela Susam e terá a participação da Fundação de Medicina Tropical Dr Heitor Vieira Dourado (FMT- HVD), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) estadual e municipal, Secretaria Estadual de Educação e Qualidade de Ensino (Seduc), Secretaria Municipal de Educação (Semed), Ministério Público do Estado (MPE), Secretaria Estadual de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Manaus (SRMM), Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa), Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia), Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas, Subcomando de Ações da Defesa Civil do Amazonas, dentre outras.
Saiba mais