Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Clipping CIEVS Clipping CIEVS
04 de fevereiro de 2016
H1N1: vírus volta a preocupar autoridades de saúde

APRESENTADORA ANA PAULA ARAÚJO: Além da zika, da dengue, a volta do vírus H1N1 também é uma preocupação. A gente já tinha mostrado aqui, que esse vírus voltou a causar problemas, mais pessoas infectadas no interior de São Paulo. O problema agora é em Mato Grosso do Sul. Então vamos, ao vivo, para lá conversar com a repórter Raphaela Potter que está em Corumbá. Oi, Raphaela, bom dia para você. A situação na fronteira é que é mais grave, não é?

REPÓRTER RAPHAELA POTTER: Bom dia, Ana. É isso mesmo. Aqui, em Corumbá, na fronteira com a Bolívia, uma pessoa morreu em janeiro por gripe A, que é a doença transmitida pelo vírus. Segundo a Secretaria de Saúde aqui do município, só este ano foram 16 notificações de H1N1. Em todo o ano passado foram apenas quatro notificações. Nenhum caso foi confirmado. Há também este ano uma notificação em Campo Grande e outra morte está sendo investigada. A Secretaria de Saúde aqui do município e a Secretaria de Saúde também de Mato Grosso do Sul diz que está fazendo o monitoramento da doença, principalmente na fronteira. O vírus H1N1, ele é transmitido pela tosse ou pelo espirro, assim como a gripe, e os sintomas também são bem parecidos: tosse e febre alta. Ana Paula, Alexandre.

APRESENTADOR ALEXANDRE GARCIA: Pois é, como a gente viu há pouco em uma reunião entre países sul-americanos, o nosso ministro da Saúde disse que a situação está sob controle.
 

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!