15 de março de 2016
Confirmado caso de chikungunya em Caxias do Sul
Um morador do bairro São Caetano é a primeira vítima de febre chikungunya deste ano em Caxias do Sul, conforme boletim da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde. O caso é considerado importado, já que o paciente viajou para Recife (PE) em dezembro de 2015, onde contraiu a doença.
Amostras de sangue do homem foram encaminhadas ao Laboratório Central do Estado (Lacen) e, de lá, ao Instituto Evandro Chagas, no Pará, onde o diagnóstico foi comprovado.
Em função da confirmação do caso, a Vigilância Ambiental fez vistorias nos locais próximos de onde mora o paciente contaminado e promoveu ações para a eliminação do mosquito adulto, como a aplicação de inseticida nas casas.De acordo com a Vigilância Epidemiológica, em 2016 houve 46 notificações de casos supeitos de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Entre esses, o caso de chikungunya confirmado ontem, 14, e outros três de dengue, todos importados. Do restante, 32 já foram descartados, oito aguardam resultados e dois exigiram nova coleta.
Fonte: Pioneiro - RBS Internet e Inovação