21 de março de 2016
A campanha masculina contra a violência contra as mulheres, França
SUCESSO- De Setúbal chegou até França. A campanha Homens de Setúbal Contra a Violência Doméstica, idealizada pela Seies Cooperativa de Serviços e Solidariedade Social, começou com 31 homens sadinos desconhecidos e alastrou -se até a França. É um caso de sucesso, mas que precisou de um ano e meio para ser concebida. "Apercebemo-nos de que não estávamos a trabalhar com os homens que são uma parte integrante da comunidade e decidimos montar uma campanha dirigida a eles", contou Joana Peres.
O objetivo foi passar a mensagem de que o combate à violência doméstica não é apenas uma luta de mulheres, nem contra os homens. Porém, em vez de ir buscar famosos que poderiam trazer um mediatismo rápido, selecionaram 31 homens do conselho para ilustrar a frase: "Diz-nos respeito a todos. Diz-lhe respeito a si". Mas não foram uns 31 quaisquer.
"Tinha de ser pessoas reconhecidas pelos seus comportamentos positivos e com reconhecimento com os pares. Por exemplo, o polícia não está na fotografia por ser polícia. Está lá por ser aquele polícia que há anos trata dos casos de violência doméstica e que é uma figura muito conhecida da cidade", explicou.
Rapidamente começaram a surgir no Facebook do projeto fotografias de grupos de homens e rapazes com cartazes a dizer não. Primeiro, contributos locais, por exemplo da equipe de râguebi, mas a mensagem espalhou-se tanto e de tal maneira que até de França receberam imagens. Todavia, refira-se que os bons resultados não surgiram por acaso, é que a campanha demorou um ano e meio a ser concebida e concretizada.
Fonte: Controlinveste Media SGPS, S.A