30 de março de 2016
Águas de Março: enchentes provocam leptospirose e diarreia infecciosa, região Sudeste
As tradicionais “Águas de Março” chegaram com força total em grande parte da região Sudeste e já provocam danos à população. As enchentes são responsáveis por desencadear doenças como leptospirose e diarreia infecciosa. O contato com a água contaminada ainda favorece a esquistossomose, a cólera e a hepatite A. São problemas graves, de acordo com a clínica geral e infectologista Ligia Brito.
“Há casos em que os primeiros sintomas costumam demorar até 2 meses para aparecer em quem está infectado. Com menores índices de mortalidade, a diarreia infecciosa também deve ser levada a sério. “Em uma enchente, o indivíduo fica exposto a uma série de bactérias e vermes. Ao chegar em casa, é importante que seja feita a higienização das mãos e do corpo no banho”, orienta a clínica.
No caso da hepatite A : “O vírus fica incubado por até dois meses. Mas apenas 5% dos casos podem evoluir para formas graves e letais”, explica. O contágio é feito de forma fecal e oral. No caso das enchentes, o lixo pode ser um transmissor pela quantidade de resíduos fecais contaminados e esgoto não tratado.
Saiba mais.