Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Clipping CIEVS Clipping CIEVS
05 de abril de 2016
Zika vírus não impede a doação de leite materno

De acordo com estudos da OMS, do CDC americano (Centers for Disease Control and Prevention), do MS e da Rede Global de Bancos de Leite Humano, não há contra indicação na amamentação por conta da doença. Mesmo assim, o Banco de Leite Humano do Imip, situado na área Central do Recife, está com um déficit de 15% de sua capacidade.

A coordenadora do setor, a médica Vioneide Braga, esclareceu que só se suspende a amamentação na fase aguda de qualquer doença. A exigência é da vigilância sanitária. A gestora enfatiza que, após a fase aguda de uma doença, seja por infecção do zika vírus ou outra virose qualquer, pode ser feita a doação. O leite passa por um caminho rígido até chegar ao bebê. De acordo com Vioneide Braga, quem recebe o leite doado são crianças que estão doentes e internadas. “Nós seguimos todas as recomendações do Ministério da Saúde e fazemos parte da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, que é a maior no mundo”, declara a coordenadora.

A mãe que possui excedente lácteo e deseja fazer uma boa ação precisa ser sadia. Para cadastrar-se no programa, ela precisa ter feito o pré-natal completo. “É exigido que ela traga esses exames. Inclusive, a gente tira cópias que ficam na unidade”, detalhou, acrescentando que, além disso, a mulher recebe todas as orientações em relação à coleta.

Saiba mais:
Folha de Pernambuco -http://www.folhape.com.br/cotidiano/2016/4/zika-virus-nao-impede-a-doacao-de-leite-materno-0026.html

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!