05 de abril de 2016
Zika vírus não impede a doação de leite materno
De acordo com estudos da OMS, do CDC americano (Centers for Disease Control and Prevention), do MS e da Rede Global de Bancos de Leite Humano, não há contra indicação na amamentação por conta da doença. Mesmo assim, o Banco de Leite Humano do Imip, situado na área Central do Recife, está com um déficit de 15% de sua capacidade.
A coordenadora do setor, a médica Vioneide Braga, esclareceu que só se suspende a amamentação na fase aguda de qualquer doença. A exigência é da vigilância sanitária. A gestora enfatiza que, após a fase aguda de uma doença, seja por infecção do zika vírus ou outra virose qualquer, pode ser feita a doação. O leite passa por um caminho rígido até chegar ao bebê. De acordo com Vioneide Braga, quem recebe o leite doado são crianças que estão doentes e internadas. “Nós seguimos todas as recomendações do Ministério da Saúde e fazemos parte da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, que é a maior no mundo”, declara a coordenadora.
A mãe que possui excedente lácteo e deseja fazer uma boa ação precisa ser sadia. Para cadastrar-se no programa, ela precisa ter feito o pré-natal completo. “É exigido que ela traga esses exames. Inclusive, a gente tira cópias que ficam na unidade”, detalhou, acrescentando que, além disso, a mulher recebe todas as orientações em relação à coleta.
Saiba mais:
Folha de Pernambuco -http://www.folhape.com.br/cotidiano/2016/4/zika-virus-nao-impede-a-doacao-de-leite-materno-0026.html