Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Clipping CIEVS Clipping CIEVS
05 de abril de 2016
Grávidas são prioridade para fazer exame de zika vírus

Como há a suspeita de que a doença do zika vírus possa desenvolver microcefalia em bebês, a Secretaria de Saúde prioriza o atendimento a gestantes. Caso o diagnóstico seja positivo, a gravidez passa a ser monitorada pela Vigilância Epidemiológica. O procedimento para detectar o zika vírus em grávidas é o mesmo que em outros pacientes. Após identificados os sintomas, é coletado o material para análise. Amostras são encaminhadas ao Laboratório Central do Distrito Federal, onde se averigua a presença do vírus no organismo.

Com a confirmação, as equipes da Vigilância Epidemiológica e do Laboratório de Assistência Pré-Natal fazem o acompanhamento da gravidez. A secretaria também oferece apoio psicológico para a família. Ainda que o vírus seja detectado, o pré-natal deve ser feito normalmente. A microcefalia pode ser identificada por meio de ecografias a partir da 22ª semana de gestação, quando começa a medição do cérebro de um bebê. Apesar de o diagnóstico ocorrer por volta do quinto mês, a pasta recomenda que se faça o exame por imagem pelo menos uma vez durante o primeiro trimestre.

As grávidas devem dobrar a atenção para evitar a picada do mosquito Aedes aegypti. Os repelentes à venda podem ser usados pelas gestantes sem restrição, mas os caseiros devem ser evitados, pois não há um controle da eficácia, disse o médico Albuquerque Filho, que recomenda também que, ao se descobrir a gravidez, usem-se preservativos, porque o vírus pode ser transmitido em relações sexuais.

http://www.jornaldebrasilia.com.br/noticias/cidades/676155/gravidas-sao-prioridade-para-fazer-exame-de-zika-virus/

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!