05 de abril de 2016
Pânico provoca falta de Tamiflu em farmácias; SUS dá remédio com receita
O pânico em torno de uma nova epidemia de Gripe A explica o sumiço do Oseltamivir -- nome genérico do Tamiflu -- nas farmácias da cidade de São Paulo. Mas não deveria ser assim. As pessoas consideradas vulneráveis é que devem tomar o remédio, e com receita médica: doentes crônicos do coração e pulmonares, por exemplo, além de diabetes, gestantes, crianças e idosos. É o que diz o médico infectologista Carlos Magno Fortaleza, do campus da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Botucatu (interior paulista). E, para quem tem receita, o SUS (Sistema Único de Saúde) fornece o remédio gratuitamente.
De acordo com o professor, estudos científicos apontam que apenas algo em torno de 1% a 2% dos casos evoluem com maior gravidade dentro de um universo inteiro de pessoas com Gripe A – e é justamente nessa faixa em que entram os vulneráveis.O efeito do Relensa é o mesmo do Tamiflu, e, como ele, deve ser usado logo nas primeiras 48h iniciais para inibir a replicação do vírus"
http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2016/04/03/panico-provoca-falta-de-tamiflu-em-farmacias-sus-da-remedio-com-receita.htm