Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Clipping CIEVS Clipping CIEVS
05 de abril de 2016
RS registra as primeiras mortes por gripe A

Porto Alegre registrou as duas primeiras mortes por gripe A de 2016 no Rio Grande do Sul. Até esta data, no ano passado, nenhum óbito relacionado ao vírus h1n1 havia sido notificado. Mesmo depois das mortes, a campanha de vacinação não deve ser antecipada por mais tempo do que já foi, segundo a Secretaria Estadual da Saúde: segue com início previsto para 25 de abril. A data da campanha nacional é 30 de abril.

Ambas as mortes são de pacientes que pertencem ao grupo de risco, mas não tomaram a vacina em 2015, conforme o secretário da pasta, João Gabbardo dos Reis.

O primeiro caso é de um menino de sete anos, que estava internado no Hospital Materno Infantil Presidente Vargas. Ele chegou à instituição com sintomas da gripe A em 24 de março, quando começou a tomar o Oseltamivir (Tamiflu). Moradora da Lomba do Pinheiro, a criança não resistiu e morreu na quinta-feira, dia 31. Um dia depois, um exame confirmou o diagnóstico de h1n1.

Gabbardo afirma que a criança sofria de asma, doença crônica que a incluía no grupo de risco que deve receber a vacina contra a gripe, mas não havia tomado a dose em 2015. Outro agravante, segundo o secretário, é que ela havia começado a tomar o medicamento cinco dias depois dos primeiros sintomas, o que diminui o efeito dele no combate ao vírus no organismo. O outro óbito foi de um homem de 35 anos, que sofre de uma doença que afeta a imunidade. Devido à imunodeficiência, ele também integra o grupo de risco que deve ser vacinado, mas não tomou a dose no último ano.

Fonte: Pioneiro - RBS Internet e Inovação

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!