Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Clipping CIEVS Clipping CIEVS
12 de abril de 2016
Investigação no Brasil relaciona o vírus zika com outra doença neurológica

O vírus zika pode estar associado a outra doença neurológica, a encefalomielite aguda disseminada, de acordo com um estudo brasileiro a ser apresentado esta semana no Canadá, divulgou hoje, 11, a imprensa brasileira. De acordo com o site de notícias G1, a investigação será apresentada esta semana na reunião anual da Academia Americana de Neurologia, em Vancouver, no Canadá. A neurologista Maria Lúcia Brito Ferreira, médica do Hospital da Restauração, do Recife, identificou dois casos de encefalomielite aguda disseminada em pacientes que tiveram resultado positivo para o vírus zika.

A investigadora acompanhou a evolução de um grupo grande de pacientes com sintomas sugestivos de arboviroses -- como zika, dengue e chikungunya -- que também desenvolveram sintomas neurológicos entre dezembro de 2014 e junho de 2015. Dos 151 casos, seis tiveram testes positivos para zika. Na época do estudo, o diagnóstico da doença era ainda mais limitado e resumia-se aos testes de biologia molecular (PCR), que só são capazes de detetar o vírus cinco dias depois do início dos sintomas.

Desses seis pacientes em que foi possível detectar o vírus, quatro tinham a síndrome de Guillain-Barré e dois tinham encefalomielite aguda disseminada. A encefalomielite aguda disseminada é uma doença grave que afeta o cérebro e a medula espinhal com o ataque da mielina, substância que reveste as células nervosas.Segundo Maria Lúcia Brito Ferreira, grande parte dos pacientes ficam com sequelas motoras, cognitivas ou visuais que podem ser ligeiras, moderadas ou severas. Maria Lúcia afirmou ainda que, no caso da síndrome de Guillain-Barré, o hospital, que recebia cerca de 15 casos anuais, atendeu cerca de 60 casos no último ano. Segundo a médica, o estudo é mais uma evidência de que o vírus tem neurotropismo, ou seja, predileção por atacar o sistema nervoso.

Agência Lusa http://www.lusa.pt

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!