Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Clipping CIEVS Clipping CIEVS
14 de abril de 2016
Epidemia de zika começou em janeiro de 2015

Um estudo realizado por pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e publicado ontem na revista científica "PLoS Neglected Tropical Diseases", concluiu que a primeira onda epidêmica da doença no Rio ocorreu em janeiro de 2015, e não em maio, como sugeriram algumas pesquisas. Os estudiosos analisaram dados e amostras de 364 pacientes que apresentaram sintomas, entre janeiro e julho do ano passado, e detectaram o vírus em 119 deles. Deste número, 11% receberam o diagnóstico da doença antes de maio, quando foram relatados os primeiros casos.

- O vírus zika está circulando há mais tempo do que se imaginava. Em maio, foi notificado o primeiro caso, mas fomos atrás de outros anteriores e, retrospectivamente, identificamos a infecção pelo vírus zika em janeiro de 2015. Essa identificação, feita pelo Laboratório de Referência de Flavivírus da Fiocruz, só foi possível pela colaboração e proximidade entre o laboratório e o Instituto Nacional de Infectologia ( INI ) Evandro Chagas, localizados no mesmo campus - disse Patrícia Brasil, médica infectologista e pesquisadora do instituto.

O estudo também mostrou que a ocorrência de febre não pode ser um requisito para a definição de caso, pois menos de um terço dos pacientes teve febre no início da infecção.

Fonte: O Globo

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!