14 de abril de 2016
Epidemia de zika começou em janeiro de 2015
Um estudo realizado por pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e publicado ontem na revista científica "PLoS Neglected Tropical Diseases", concluiu que a primeira onda epidêmica da doença no Rio ocorreu em janeiro de 2015, e não em maio, como sugeriram algumas pesquisas. Os estudiosos analisaram dados e amostras de 364 pacientes que apresentaram sintomas, entre janeiro e julho do ano passado, e detectaram o vírus em 119 deles. Deste número, 11% receberam o diagnóstico da doença antes de maio, quando foram relatados os primeiros casos.
- O vírus zika está circulando há mais tempo do que se imaginava. Em maio, foi notificado o primeiro caso, mas fomos atrás de outros anteriores e, retrospectivamente, identificamos a infecção pelo vírus zika em janeiro de 2015. Essa identificação, feita pelo Laboratório de Referência de Flavivírus da Fiocruz, só foi possível pela colaboração e proximidade entre o laboratório e o Instituto Nacional de Infectologia ( INI ) Evandro Chagas, localizados no mesmo campus - disse Patrícia Brasil, médica infectologista e pesquisadora do instituto.
O estudo também mostrou que a ocorrência de febre não pode ser um requisito para a definição de caso, pois menos de um terço dos pacientes teve febre no início da infecção.
Fonte: O Globo