14 de abril de 2016
Surto de zika no Rio coincide com vírus asiático
O vírus zika, que está por trás do surto registrado no Rio de Janeiro no ano passado, assemelha-se a uma cepa asiática e pode ter sido introduzido por atletas das ilhas do Pacífico - disseram pesquisadores nesta terça-feira, 12. O informe publicado no periódico “PLOS Neglected Tropical Diseases” corrobora a hipótese de que o zika pode ter chegado ao Brasil por meio dos atletas que participaram de um campeonato de canoagem no final de 2014.Os especialistas manifestaram sua preocupação com a possibilidade de um surto de zika ainda mais grave durante os Jogos Olímpicos no Rio.
Embora ainda seja "especulativo", dez amostras selecionadas se "agruparam com o genótipo asiático". Isso sugere que o vírus "possivelmente foi introduzido no Rio de Janeiro durante o VI Campeonato Mundial de Canoagem, em agosto de 2014, ao qual compareceram equipes de quatro países do Pacífico (Polinésia francesa, Nova Caledônia, Ilhas Cook e Ilha de Páscoa), nos quais o vírus circulava". Os pesquisadores ainda não confirmaram a rota exata e o momento em que o zika entrou na América Latina.
Um outro estudo publicado no mês passado, março, na revista Science, sequenciou o genoma de sete amostras do zika brasileiro, coletadas de março a novembro de 2015, e sugeriu que essa doença pode ter chegado inclusive antes, entre maio e dezembro de 2013, em um voo da Polinésia Francesa, ou do Sudeste Asiático.As autoridades brasileiras notificaram o público sobre o vírus, pela primeira vez, em maio de 2015.
"Nossas descobertas mostram que o vírus zika circulava no Rio de Janeiro pelo menos cinco meses antes que as autoridades de Saúde anunciassem sua detecção", de acordo com o estudo realizado por Patricia Brasil da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Ninguém havia viajado recentemente, o que mostra que as infecções foram locais. Pelo menos 11% dos casos foram diagnosticados antes de maio de 2015, quando se notificou o vírus zika pela primeira vez no nordeste do Brasil. Isso põe em xeque a teoria de que o vírus entrou no Brasil pelo nordeste e, de lá, espalhou-se pelo restante do país, acrescentaram os pesquisadores.
http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/noticia/2016/04/surto-de-zika-no-rio-coincide-com-virus-asiatico-5776627.html