18 de abril de 2016
Em dois meses, sete casos de leptospirose são registrados em Braço do Norte, SC
A transmissão ocorre, principalmente em situações de chuvas fortes, quando a urina de ratos, presente em esgotos e bueiros, mistura-se à enxurrada - A doença, transmitida pela urina do rato, contagiou sete pessoas em Braço do Norte, em um período de dois meses. Em 2015, durante todo o ano, foram registrados no município apenas dois casos. As equipes da Vigilância Sanitária intensificam os trabalhos de fiscalização e orientação: "Os pacientes são diversificados, entre eles dona de casa, professor, pedreiro e empresário, por exemplo. Assim, as fiscalizações serão feitas no local de trabalho dessas pessoas e nas suas residências. Todos deverão estar adequados conforme a legislação", explica a secretária de saúde, Francismari Rossi Lessa.
Sintomas: febre alta, dores musculares - principalmente nas pernas na região da panturrilha, dor de cabeça, icterícia - coloração amarelada nas mucosas e na pele. A transmissão se dá quando a bactéria penetra no corpo pela pele e mucosa, principalmente se houver algum ferimento ou arranhão. Prevenção - combater os ratos
Evitar acúmulo de lixo, não deixar embalagens de alimentos abertas, não nadar em locais inundados, não pescar em rios e lagoas após as chuvas, fazer a limpeza periódica da caixa d'água, tratar a água dos poços antes de utilizá-las.
http://www.notisul.com.br/n/geral/em_dois_meses_sete_casos_sao_registrados-57198