Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Clipping CIEVS Clipping CIEVS
25 de abril de 2016
Infecções por zika podem aumentar de forma significativa na Europa – OMS

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estimou hoje, 25, que o número de casos de infecção com o vírus zika pode aumentar de forma significativa na Europa.

"A possibilidade de uma transmissão local", com a chegada da época dos mosquitos à Europa, "combinada com prováveis transmissões por via sexual, poder-se-á traduzir num aumento significativo do número de pessoas infectadas pelo zika e de complicações" médicas ligadas ao vírus, afirmou a assistente da diretora-geral da OMS, Marie-Paule Kieny, numa conferência científica em Paris.

Segundo a responsável, duas espécies de mosquito Aedes, "conhecidas por transmitir o vírus" zika, "vão começar a circular" na Europa, à medida que "as temperaturas começarem a subir", (...) "o mosquito não conhece fronteiras". Mais de 600 peritos e investigadores reúnem-se até terça-feira,26, no Instituto Pasteur, para um colóquio científico internacional sobre o zika vírus.Três a quatro milhões de casos são esperados no continente americano. Em sete países europeus, incluindo Portugal, foram reportados vários casos de infecção. Os cientistas procuram saber quanto tempo o vírus pode permanecer no corpo humano e o grau de risco de transmissão por via sexual.

Agência Lusa http://www.lusa.pt

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!