Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Clipping CIEVS Clipping CIEVS
06 de maio de 2016
Caso de mormo em equino é confirmado, RS

Com a confirmação da contaminação pela bactéria Burkholderia mallei, que causa o mormo, um equino da raça crioula precisou ser sacrificado ontem em Caxias do Sul, às vésperas do início do 27º Rodeio Crioulo Nacional, que começou à tarde nos Pavilhões da Festa da Uva.

O animal, que tinha 14 anos e vivia em uma cocheira no bairro Fátima, iria participar do evento. Há cerca de um mês, no entanto, quando o proprietário foi encaminhar a Guia de Trânsito Animal (GTA), documento que autoriza o deslocamento dos bichos e que requer exames para detectar influenza, anemia e mormo, o teste deu positivo para a bactéria. Com isso, foi determinado o isolamento do cavalo até que um segundo teste, determinado pela Inspetoria Veterinária de Caxias do Sul, confirmasse a contaminação. O resultado saiu ontem,5. Este é o 53º caso de mormo confirmado em 2016 no Rio Grande do Sul e o segundo na região – o outro foi em Gramado.

A coordenadora do Programa Estadual de Sanidade Equina, Rita Domingues, pede que os donos dos animais só participem de eventos que cobrem rigorosamente as análises:– O mormo não tem tratamento e reforçamos que pode ser transmitido para humanos, embora seja raro, por meio de secreções – ressalta Rita.

Fonte: Pioneiro
 

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!