03 de outubro de 2016
Após um ano no Brasil, zika aterroriza EUA e causa dúvidas: "até onde vai?"
Até onde vai chegar o surto do vírus zika, e quanto tempo vai durar?
Prever o percurso da zika nos Estados Unidos é difícil. Os especialistas em saúde nunca enfrentaram um vírus como esse: uma doença leve, mas que pode afetar gravemente os fetos humanos e que é transmitida tanto pelo mosquito quanto sexualmente.
É difícil até mesmo contar o número de casos, já que muitas vezes a doença não apresenta sintomas. "Do ponto de vista entomológico, isso é tão novo que ninguém pode dizer nada com muita certeza", afirmou Joseph M. Conlon, assessor técnico da Associação Americana de Controle de Mosquitos.
"Isso é loucura. Não é nada realista. Os mosquitos se movem, as pessoas se movem. Muitas vezes os mosquitos viajam até de carro", afirmou Duane J. Gubler, ex-diretor da divisão de doenças vetoriais no Centro de Controle e Prevenção de Doenças, ou CDC, na sigla em inglês.
Apesar disso, o CDC cancelou na segunda-feira,3, o alerta de viagem do bairro de Wynwood, em Miami, afirmando que nenhum caso transmitido na região havia sido registrado desde o início de agosto e que poucos mosquitos foram capturados nas armadilhas desde que dois pesticidas, o naled e o Bti, começaram a ser aspergidos.
Por outro lado, novos casos de transmissão são registrados na Flórida todos os dias. Houve um total de 79 casos até o dia 16 de setembro. Até então, 17 outras pessoas estavam sendo examinadas para saber se eram casos isolados, ou se faziam parte de um surto. O estado se negou a revelar quais são os cinco lugares onde foram encontrados mosquitos portadores do vírus, afirmando que essa informação "não é necessária para a saúde pública". Argumentando em contrário, na semana passada, o jornal: “The Miami Herald” processou o Condado de Miami-Dade para que fosse revelado o local onde os mosquitos foram capturados.
http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/the-new-york-times/2016/10/01/apos-um-ano-no-brasil-zika-aterroriza-eua-e-causa-duvidas-ate-onde-vai.htm