Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Clipping CIEVS Clipping CIEVS
03 de outubro de 2016
Após um ano no Brasil, zika aterroriza EUA e causa dúvidas: "até onde vai?"

Até onde vai chegar o surto do vírus zika, e quanto tempo vai durar?

Prever o percurso da zika nos Estados Unidos é difícil. Os especialistas em saúde nunca enfrentaram um vírus como esse: uma doença leve, mas que pode afetar gravemente os fetos humanos e que é transmitida tanto pelo mosquito quanto sexualmente.

É difícil até mesmo contar o número de casos, já que muitas vezes a doença não apresenta sintomas. "Do ponto de vista entomológico, isso é tão novo que ninguém pode dizer nada com muita certeza", afirmou Joseph M. Conlon, assessor técnico da Associação Americana de Controle de Mosquitos.

"Isso é loucura. Não é nada realista. Os mosquitos se movem, as pessoas se movem. Muitas vezes os mosquitos viajam até de carro", afirmou Duane J. Gubler, ex-diretor da divisão de doenças vetoriais no Centro de Controle e Prevenção de Doenças, ou CDC, na sigla em inglês.

Apesar disso, o CDC cancelou na segunda-feira,3, o alerta de viagem do bairro de Wynwood, em Miami, afirmando que nenhum caso transmitido na região havia sido registrado desde o início de agosto e que poucos mosquitos foram capturados nas armadilhas desde que dois pesticidas, o naled e o Bti, começaram a ser aspergidos.

Por outro lado, novos casos de transmissão são registrados na Flórida todos os dias. Houve um total de 79 casos até o dia 16 de setembro. Até então, 17 outras pessoas estavam sendo examinadas para saber se eram casos isolados, ou se faziam parte de um surto. O estado se negou a revelar quais são os cinco lugares onde foram encontrados mosquitos portadores do vírus, afirmando que essa informação "não é necessária para a saúde pública". Argumentando em contrário, na semana passada, o jornal: “The Miami Herald” processou o Condado de Miami-Dade para que fosse revelado o local onde os mosquitos foram capturados.

http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/the-new-york-times/2016/10/01/apos-um-ano-no-brasil-zika-aterroriza-eua-e-causa-duvidas-ate-onde-vai.htm

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!