Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Clipping CIEVS Clipping CIEVS
03 de outubro de 2016
Haiti, Jamaica e Cuba se preparam para o furacão “Matthew”

O furacão Matthew, o mais poderoso ciclone da última década no Caribe, avançava no domingo, 2, mais lentamente, mas ainda com grande força, para o norte em direção a Haiti, Jamaica e Cuba, uma trajetória que os meteorologistas estimam e que consideram que poderia levá-lo também à costa leste dos Estados Unidos.

Às 9h GMT (6h de Brasília) o Matthew avançava lentamente para o noroeste, a uma velocidade de sete km/h, segundo o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos, que tem sede em Miami, depois de ter passado pela costa Caribe da Colômbia e da Venezuela no sábado,1.

Depois de alcançar na sexta-feira à noite, 30, a categoria máxima na escala Saffir-Simpson, que vai de 1 a 5, o Matthew perdeu força no sábado, mas permanecia neste domingo, 2, um furacão perigoso de categoria 4, com ventos de 240 km/h. Isto faz dele o fenômeno de maior força no Caribe desde o furacão Félix em 2007.

De acordo com a trajetória prevista, o centro do Matthew passará perto da Jamaica na segunda-feira, provocando fortes chuvas, e tocará a terra no Haiti.

O CHN prevê que o furacão prosseguirá sua trajetória para o norte, atingido a parte leste de Cuba entre segunda-feira e terça-feira, antes de seguir para as Bahamas.

Matthew estava 555 km ao sul-sudoeste de Porto Príncipe, capital do Haiti, e quase à mesma distância ao sudeste de Kingston, Jamaica, indicou o NHC.

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2016/10/haiti-jamaica-e-cuba-se-preparam-para-o-poderoso-furacao-matthew.html

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!