04 de outubro de 2016
Campo Grande tem índice de câncer de mama 50% maior do que o nacional, MS
No último sábado (01), quem estava no Centro de Campo Grande pôde ver um grupo cor-de-rosa caminhando pelas ruas da cidade. A ação, organizada pela Rede Feminina de Combate ao câncer, marcou o início dos trabalhos do Outubro Rosa, iniciativa mundial que conscientiza a população sobre a importância de fazer exames e descobrir logo cedo o problema.
Na capital, essa conscientização é mais do que bem-vinda: é urgente. Cerca de 85 mulheres a cada 100 mil terão câncer de mama em Campo Grande. A taxa, bem superior à média nacional, que é de 56,2, é a terceira maior entre as capitais, perdendo apenas para Porto Alegre e Rio de Janeiro.
Segundo os especialistas, a diferença é justificada por conta do acesso ao tratamento. “Como Campo Grande é uma referência, muitas pessoas de outros municípios mudam para cá quando descobrem a doença, e isso ajuda a aumentar a estatística”, conta Jefferson Baggio, diretor clínico do Hospital do Câncer Alfredo Abrão, que é referência no estado para o tratamento da doença.
Isso não quer dizer, entretanto, que as campo-grandenses estão livres do perigo. “A incidência aumentou aqui, assim como no mundo todo, especialmente por conta do estilo de vida, que influencia no desenvolvimento”, continua o oncologista.
http://www.campograndenews.com.br/cidades/capital/campo-grande-tem-indice-de-cancer-de-mama-50-maior-do-que-o-nacional