Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Clipping CIEVS Clipping CIEVS
05 de outubro de 2016
EUA disponibilizam equipe para socorrer afetados pelo furacão Matthew, Atlântico

Os Estados Unidos disponibilizaram no Haiti, Jamaica e nas Bahamas várias provisões de primeiros socorros e uma equipe de gestão de desastres, que também está em contato com as autoridades em Cuba e República Dominicana, caso necessitem de ajuda após a passagem do furacão Matthew, informou nesta terça-feira, 5, a Casa Branca.

A Agência Americana de Desenvolvimento Internacional (Usaid, na sigla em inglês) enviou uma "equipe de resposta a desastres ao Haiti, Jamaica e Bahamas", antes da chegada da tempestade a cada um desses países, informou o porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest, em entrevista coletiva.

"Estes especialistas em desastres estão supervisionando a passagem da tempestade em tempo real e em contato com autoridades na Jamaica, Haiti, Cuba, República Dominicana, Bahamas e Belize para garantir socorro à população caso a assistência americana seja necessária", indicou Earnest.
"Estes são países que não têm uma infraestrutura moderna significativa, e esta é uma das tempestades mais fortes em várias décadas, pelo menos nesta parte do mundo", acrescentou o porta-voz.

Além disso, a Usaid "posicionou estrategicamente provisões de emergência, incluindo agasalhos, cobertores, kits de higiene, utensílios domésticos e purificadores de água para que estejam à disposição das comunidades diretamente afetadas pela tempestade", informou Earnest.

Em comunicado, a Usaid anunciou também que disponibilizou "US$ 400 mil em assistência inicial" ao Haiti e Jamaica, para "proporcionar rapidamente uma assistência crucial para os impactados pela tempestade".

Dentro dos Estados Unidos, a Agência Federal de Gestão de Emergências (Fema, em inglês) "enviou funcionários aos centros de operações de emergência na Flórida, Geórgia, Carolina do Sul e Carolina do Norte".

Também foram enviados recursos e provisões a duas instalações em Albany (Geórgia) e Fort Bragg (Carolina do Norte), para mantê-los armazenados em locais "afastados da passagem da tempestade, mas que ainda assim estão perto de áreas que poderiam ser afetadas" por ela, para acelerar a possível resposta ao desastre.

Matthew, o furacão mais forte registrado no Caribe desde 2007, avança rumo ao norte com uma velocidade de translação de 15 km/h e ventos máximos constantes de 230 km/h. O olho do furacão tocou a terra nesta terça-feira,4, no oeste do Haiti e se desloca em direção ao leste de Cuba, indicou o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos EUA em seu boletim.

Agencia EFE

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!