Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Clipping CIEVS Clipping CIEVS
05 de outubro de 2016
Furacão matthew deixa 7 mortos, Porto Príncipe

Mais forte tempestade a atingir o Caribe em quase uma década, o Furacão Matthew deixou sete mortos e forçou mais de 23 mil pessoas a abandonarem temporariamente suas casas no Haiti e na República Dominicana. Com ventos de até 230km/h, o furacão tocou território cubano na noite de ontem,4, e ruma para o Sul dos Estados Unidos, onde três estados declararam emergência para a retirada da população do litoral.

No Haiti, três pessoas morreram e pelo menos seis mil ficaram desabrigadas. Já a República Dominicana registrou quatro mortes e 17 mil deslocados pelo furacão - uma tempestade de nível 4 (segunda categoria mais intensa de tormentas). Além de Cuba, Bahamas também estão no caminho de Matthew.

Os principais danos foram registrados nas cidades litorâneas de Les Cayes e Les Anglais, no Haiti, que ficaram alagadas. A vice-prefeita de Les Cayes, Marie Claudette Regis Delerme, descreveu o cenário na cidade como "catastrófico".

O presidente interino do país, Jocelerme Privert, afirmou que muitas pessoas que estavam no mar e não respeitaram os alertas estão desparecidas. A Península de Tiburon, no Sul, ficou isolada após o desabamento de uma ponte, informaram autoridades.

- Muitas pessoas pedem ajuda, mas é muito tarde. Não há como retirá-las - afirmou Fonie Pierre, diretor dos Serviços Católicos de Alívio Humanitários de Les Cayes.

O Haiti ainda se recupera dos efeitos do terremoto de janeiro de 2010, e de uma epidemia de cólera, surgida no mesmo ano.

Fonte: Extra

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!