05 de outubro de 2016
Furacão matthew deixa 7 mortos, Porto Príncipe
Mais forte tempestade a atingir o Caribe em quase uma década, o Furacão Matthew deixou sete mortos e forçou mais de 23 mil pessoas a abandonarem temporariamente suas casas no Haiti e na República Dominicana. Com ventos de até 230km/h, o furacão tocou território cubano na noite de ontem,4, e ruma para o Sul dos Estados Unidos, onde três estados declararam emergência para a retirada da população do litoral.
No Haiti, três pessoas morreram e pelo menos seis mil ficaram desabrigadas. Já a República Dominicana registrou quatro mortes e 17 mil deslocados pelo furacão - uma tempestade de nível 4 (segunda categoria mais intensa de tormentas). Além de Cuba, Bahamas também estão no caminho de Matthew.
Os principais danos foram registrados nas cidades litorâneas de Les Cayes e Les Anglais, no Haiti, que ficaram alagadas. A vice-prefeita de Les Cayes, Marie Claudette Regis Delerme, descreveu o cenário na cidade como "catastrófico".
O presidente interino do país, Jocelerme Privert, afirmou que muitas pessoas que estavam no mar e não respeitaram os alertas estão desparecidas. A Península de Tiburon, no Sul, ficou isolada após o desabamento de uma ponte, informaram autoridades.
- Muitas pessoas pedem ajuda, mas é muito tarde. Não há como retirá-las - afirmou Fonie Pierre, diretor dos Serviços Católicos de Alívio Humanitários de Les Cayes.
O Haiti ainda se recupera dos efeitos do terremoto de janeiro de 2010, e de uma epidemia de cólera, surgida no mesmo ano.
Fonte: Extra