Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Clipping CIEVS Clipping CIEVS
07 de outubro de 2016
Estudo põe em evidência o vínculo entre zika e síndrome de Guillain-Barré, EUA

Um estudo mostrou evidências mais conclusivas sobre os vínculos entre o vírus da zika e a síndrome de Guillain-Barré, segundo uma pesquisa publicada nessa quarta-feira (5) nos Estados Unidos.Os resultados desse trabalho, divulgados na revista médica americana "New England Journal of Medicine", colocam em evidência a existência de uma correlação entre uma infecção pelo vírus da zika e a síndrome de Guillain-Barré, doença neurológica autoimune, em um número significativo de pacientes atingidos pela doença, concluíram os pesquisadores.

Os dados epidemiológicos sugerem há muito tempo que existe um vínculo estreito entre a crescente frequência de casos de infecção pelo zika e a multiplicação do número de pessoas que sofrem da síndrome de Guillain-Barré."No início da onda de zika na América do Sul, meus colegas na Colômbia me contataram porque estavam preocupados com o aumento do número de pacientes com complicações neurológicas em seus hospitais", explica o médico Carlos Pardo, que conduziu a pesquisa e é professor adjunto de neurologia e patologia na Faculdade de Medicina da Universidade Johns Hopkins, em Baltimore, nos Estados Unidos.

A síndrome de Guillain-Barré se desenvolve após uma infecção como a gripe, que debilita o sistema imunológico. Ele começa a atacar as bainhas e mielina que protegem as células nervosas. Os sintomas são fraqueza muscular, dores e diminuição da sensibilidade, seguida em alguns casos de paralisia.
A síndrome atinge entre uma e duas pessoas de cada 100 mil infeções, mas os cientistas ainda não sabem por que algumas são atingidas e outras não.

http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2016/10/estudo-poe-em-evidencia-o-vinculo-entre-zika-e-sindrome-guillain-barre.html

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!