14 de outubro de 2016
Após encontrar macaco morto, Secretaria de Saúde isola área no Shangri-lá, SP
Após encontrar um macaco morto, a Secretaria de Saúde isolou uma área no bairro Jardim Shangri-lá em Catanduva. O exame do animal foi encaminhado ao Instituto Adolfo Lutz em São José do Rio Preto para analisar a possibilidade de febre amarela. O resultado deve ficar pronto entre 15 e 20 dias. Essa é a primeira vez que um macaco morto é encontrado em Catanduva.
A Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Catanduva disse que no último sábado (8) o macaco da espécie prego foi encontrado no respectivo bairro. Moradores chamaram o Corpo de Bombeiros, que não teria conseguido capturar o animal. No domingo (9) o animal foi encontrado morto, de acordo com o setor, próximo a um poste de energia elétrica. Na segunda-feira (10) foi levado ao Centro de Controle de Zoonoses onde foi realizada a coleta de amostras de sangue.
Na última terça-feira (11) os profissionais da Equipe de Combate ao Aedes aegypti (EMCAa) foram até o bairro, onde realizaram bloqueio em toda a área. O motivo é que o mosquito Aedes, se infectado, pode transmitir a febre amarela. A orientação é de que os moradores procurem a Unidade de Saúde mais próxima para averiguar as carteiras de vacina. Aquele que não estiver em dia, deve tomar a vacina de febre amarela.
http://www.oregional.com.br/2016/10/apos-encontrar-macaco-morto-saude-isola-area-no-shangri-la_323524