19 de outubro de 2016
A tuberculose: doença é mais grave do que você imaginava
A tuberculose é uma doença causada pela bactéria: bacilo de Koch (Mycobacterium tuberculosis) que, é transmitida pelo ar e se aloja nos pulmões, destruindo pouco a pouco o órgão. No primeiro mês de vida, o paciente toma a vacina BCG (bacilo de Calmette-Guerin) para prevenir as formas mais graves da doença, porém, ela não impede que o indivíduo seja infectado posteriormente pela bactéria.
Em muitos casos, o bacilo de Koch se torna resistente a certos tipos de antibióticos, o que torna o tratamento ainda mais difícil. Normalmente, a tuberculose está associada à pobreza e a condições insalubres, ocorrendo principalmente nos países subdesenvolvidos, onde não há recursos financeiros suficientes para prevenção e tratamento da epidemia.
Segundo dados apresentados no Relatório Global da tuberculose, publicado na quinta-feira (13/10) pela Organização Mundial de #Saúde(OMS), em 2015 10,4 milhões de pessoas no mundo todo foram contaminadas com a tuberculose. De acordo com a organização, os países precisam agir rápido para erradicar a epidemia a fim de cumprir as metas globais.
Conforme o Relatório, o Brasil está entre os 20 países com maior incidência de tuberculose no mundo, apresentando mais de 81 mil casos notificados em 2015. Índia, Indonésia, China, Nigéria, Paquistão e África do Sul, representaram cerca de 60% dos novos casos da doença.
http://br.blastingnews.com/ciencia-saude/2016/10/tuberculose-a-doenca-e-mais-grave-do-que-voce-imaginava-001186013.html