Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Clipping CIEVS Clipping CIEVS
19 de outubro de 2016
Pesquisa revela que papagaios colaboram contra o desmatamento

Sementes de araucária bicadas por papagaios germinam melhor. Aves se saciam antes de terminarem de comer sementes.

Até agora pensava-se que os papagaios eram nocivos para as plantas porque supostamente destruíam as sementes das quais se alimentam, mas um estudo internacional descobriu o contrário: estas aves contribuem para expandir a araucária, uma árvore ameaçada pelo desmatamento das selvas tropicais.A pesquisa, realizada por várias universidades brasileiras e por cientistas do Museu Nacional de Ciências Naturais (MNCN) e da Estação Biológica de Doñana, ambos do CSIC, foi publicada nesta terça-feira, 18, na revista "Scientific Reports".

O trabalho descreve pela primeira vez a relação simbiótica entre papagaios e a araucária (Araucaria angustifolia). Os papagaios transportam as sementes de araucária no bico para consumi-las em outros lugares, e com frequência atiram as sementes parcialmente comidas."Confirmamos que as sementes bicadas germinaram melhor que as que não mostram danos", explicou o pesquisador do MNCN Guillermo Blanco.

"Nossas resultados apontam que estas plantas desenvolveram a capacidade de criar um efeito saciador nos papagaios que as consomem, ou seja, as grandes sementes desta espécie evoluíram para atrair os consumidores e, por sua vez, os saciarem fazendo com que desprezem sementes viáveis sem terminar de consumi-la e ajudem assim a dispersão", especificou Blanco. No entanto, adverte Blanco, "nossos dados confirmam que as relações entre espécies estão em vias de extinção pela ameaça que representa o comércio de papagaios como animal de estimação e a poda das florestas de araucária".

http://g1.globo.com/natureza/noticia/2016/10/pesquisa-revela-que-papagaios-colaboram-contra-o-desmatamento.html

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!