Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Clipping CIEVS Clipping CIEVS
19 de outubro de 2016
Cura de hiv em macacos Rhesus gera nova terapia em humanos

A eficiente proteção do organismo de macacos infectados com uma versão do vírus hiv por quase dois anos pode ser uma nova esperança na cura e tratamento da Aids em humanos. De acordo com pesquisadores do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas e da Universidade Emory de Medicina, uma nova terapia, envolvendo uma combinação de drogas, protegeu os animais mesmo depois deles deixarem de receber tratamentos – o que pode vir a significar grandes avanços no controle da infecção entre seres humanos. A terapia não é uma vacina, uma vez que não faz o corpo defender-se contra o vírus, mas ajuda o sistema imunológico após a infecção, atingindo as células brancas do sangue – afetadas pelo hiv.

Os macacos Rhesus receberam a terapia após a infecção e, em quatro semanas, quase nenhum vírus da imunodeficiência símia (siv) foi encontrado nos tecidos sanguíneos ou gastrointestinais. Em dois anos, os organismos dos animais eram considerados saudáveis. O tratamento com drogas padrão de hiv, conhecido como terapia antirretroviral, combina-as com um anticorpo experimental com o mesmo objetivo de medicamentos existentes para combater doenças inflamatórias do intestino, como doença de Crohn e colite ulcerativa.

Um estudo piloto do efeito dessa droga, chamada Vedolizumab, em pacientes humanos infectados pelo hiv já começou nos Estados Unidos. “Temos boas razões para acreditar que a terapia funcionará de forma semelhante em seres humanos. Seria um avanço para o futuro”, disse Lutz Walter, do Primate Centro Alemão (DPZ) do Instituto Leibniz de Pesquisa de Primatas em Göttingen, ao jornal britânico : “Independent”.

A questão é que quando o hiv infecta a pessoa, passa a atacar um tipo específico de células que se reúnem no intestino e a terapia se coloca na função de contrariar esse efeito e provocar o que os cientistas já consideram uma “cura funcional”. “O regime de tratamento experimental parece ter dado o sistema imunológico dos macacos o impulso necessário para colocar o vírus em remissão sustentada”, disse o Dr. Anthony Fauci, diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas (NIH), que coordenou o estudo.

De acordo com o autor sênior do estudo, Professor Aftab Ansari, da “Emory University School of Medicine” e “Yerkes National Primate Research Center”, nos Estados Unidos, oito macacos inicialmente receberam as drogas retrovirais com a variante Vedolizumab. Seis sofreram um aumento dos níveis virais – o que foi controlado dentro de quatro semanas e dois não tiveram ressurgimento da infecção. “O anticorpo parece ter ajudado a todo o sistema imunológico se reconstruir”, explica.

http://curiosamente.diariodepernambuco.com.br/project/terapia-nova-cura-virus-hiv-de-macacos/

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!