20 de outubro de 2016
Labirinto da Fiocruz ajuda público da Semana Nacional a refletir sobre escolhas alimentares, Brasília
A exposição: “Aventura Alimentar” revela as implicações de cada opção para a saúde, meio ambiente, economia e sociedade. Atração da SNCT segue aberta até sexta-feira (21) nos jardins da Fiocruz, em Brasília.
Um labirinto de escolhas alimentares alia diversão e conhecimento para crianças e jovens desvendarem mistérios nutricionais ao longo de corredores distribuídos em 200 metros quadrados. A proposta aborda diversos sentidos e consequências do hábito humano de buscar, consumir e produzir alimentos. A ideia da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para a 13ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) é mostrar as implicações de cada opção, tanto para a saúde quanto para o meio ambiente, a economia e a sociedade.
Na visão da coordenadora do Programa de Alimentação, Nutrição e Cultura da Fiocruz Brasília, Denise Oliveira e Silva: "o planeta vive hoje diversos desafios ligados à forma como os alimentos são produzidos e comercializados, tanto pelo uso excessivo de insumos químicos quanto por outras práticas deletérias, a exemplo dos problemas ambientais gerados pelo lixo", disse.
Batizado de “Aventura Alimentar”, o estande montado reproduz um labirinto em que cada caminho leva a novas descobertas. A exposição lúdica e interativa percorre inúmeras relações entre o alimento e a trajetória humana, por meio de temas como o direito à alimentação adequada, a composição de produtos processados, as feiras de hortifrúti, a influência das heranças culturais na culinária e os prazeres associados ao hábito de comer.
"Não tem como falar de saúde, do ponto de vista da alimentação, sem repensar como lidar com a natureza. Hoje, a gente quer comer morango o ano inteiro, mas morango não dá o ano inteiro. Para isso acontecer, é necessário contrariar uma lógica da natureza. A gente tem que trabalhar uma mudança de paradigma do que é o consumo alimentar. "A exposição está aberta até sexta-feira (21), das 8h às 18h. Os visitantes podem acompanhar a 22ª Mostra Internacional de Ciência na TV. Os 16 vídeos produzidos no país e no exterior, por redes como BBC (Reino Unido), Imago (Chile), TV Brasil e WGBH (EUA), tratam de desafios alimentares e descobertas científicas. Os documentários serão exibidos em quatro sessões diárias, sempre às 9h, 11h, 14h e 16h.
Fonte: MCTIC