Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Clipping CIEVS Clipping CIEVS
20 de outubro de 2016
Menino de 3 anos morre depois de ser picado por escorpião no Norte de Minas

Uma criança de 3 anos, natural de Mirabela, Norte de Minas, morreu depois de ser picada por um escorpião. Bento Gabriel Guimarães foi atacado na noite de terça-feira,18, e recebeu os primeiros cuidados no Hospital Municipal de Mirabela. Logo em seguida, foi transferida para o Hospital Universitário Clemente de Faria (de Montes Claros, que é referência para o atendimento a vitimas de animais peçonhentos na região), onde chegou consciente. O quadro se agravou e menino morreu às 3h40.

Conforme o sargento da Polícia Militar (PM), Wander Guimarães, tio da vítima, o menino brincava com uma prima, de 4 anos, na garagem da casa da familia, em Mirabela, na noite de quarta-feira, 19. O garoto apanhou uma caixa de brinquedo, que foi virada no chão. O escorpião estava no meio dos brinquedos e picou a criança no dedão do pé direito. O fato ocorreu às 19h45. Imediatamente, Bento foi socorrido e levado para o Hospital Municipal São Sebastião, em Mirabela, onde recebeu cinco frascos de soro antiofídico.[ ??? ] Logo em seguida, foi levado para Montes Claros e deu entrada no Hospital Universitário Clemente de Faria às 21h30.

O médico que atendeu a criança em Mirabela relatou que a criança entrou no hospital consciente e recebeu mais dois fracos de soro. Parentes do garoto informaram que ele estava aparentemente bem até por volta das 3 horas, quando o quadro agravou e morreu às 3h40min. A morte foi provocada por uma parada cardiorespiratória, informou o hospital. Como a vitima recebeu todos os cuidados e a medicação indicada, o caso foi considerado como uma “fatalidade” pelos médicos, embora os efeitos de picadas de escorpiões em crianças e idosos sejam maiores.

Ainda conforme a unidade de referência, no ano de 2015 foram atendidos 1.003 casos de picadas de escorpiões no HUCF. De janeiro até julho deste ano, o número de vitimas atendidas no hospital por foi de 703; no mesmo período do ano passado foram registrados 653 casos.

Fonte: O Estado de Minas

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!