Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Clipping CIEVS Clipping CIEVS
26 de outubro de 2016
Quase metade dos casos de microcefalia são descartados em MT

Dos 320 casos notificados de microcefalia em Mato Grosso, 154 foram descartados, e 118 permanecem em investigação. Do total, 47 foram confirmados. Foram notificados 25 mortes, sendo oito por microcefalia, treze estão em investigação e quatro foram descartados.

Os casos notificados estão distribuídos em 53 municípios de Mato Grosso.A orientação da Secretaria de Estado de Saúde (SES) é para que os municípios investiguem os casos para confirmação, de acordo com o Protocolo de Vigilância, e intensifiquem o acompanhamento dos casos pela atenção à saúde. O MS considera um caso confirmado após análise clínica radiológica e/ou laboratorial.

De acordo com o Protocolo, a investigação da causa da microcefalia é realizada somente nos casos notificados que apresentem características clínicas e/ou laboratoriais sugestivas de infecção congênita, para a identificação da infecção pelo vírus zika, entre outros agentes infecciosos..

O Ministério da Saúde mudou o critério, seguindo recomendação da OMS, para considerar bebês com microcefalia. A medida do perímetro cefálico em recém-nascidos passou de 32 cm para 31,9 cm em meninos e 31,5 cm em meninas. Em dezembro, o parâmetro para diagnóstico da doença já havia diminuído, passando de 33 cm para 32 cm. As alterações têm como objetivo padronizar as referências para todos os países, valendo para bebês nascidos com 37 ou mais semanas de gestação.

http://www.folhamax.com.br/cidades/quase-metade-dos-casos-de-microcefalia-sao-descartados-em-mt/103494

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!