26 de outubro de 2016
Estresse e sedentarismo podem causar AVC em jovens, MS
No Dia Mundial de Combate ao AVC, celebrado no dia 29 de outubro, especialistas chamam atenção para as principais causas da doença. Segundo dados do MS, anualmente, cerca de 15 mil pessoas, de idades entre 15 e 39 anos, sofrem um AVC, o que representa 10% dos casos.
O acidente vascular cerebral (AVC) não é mais uma doença que acomete somente os idosos. Segundo dados do Ministério da Saúde, anualmente, cerca de 15 mil pessoas, de idades entre 15 e 39 anos, sofrem um AVC, o que representa 10% dos casos. “Hoje em dia, os jovens estão expostos aos principais problemas que podem levar ao AVC, como tabagismo, hipertensão, colesterol elevado e estresse”, explica o coordenador do Núcleo de Neurologia, Renato Anghinah. “E por acharem que o problema só afeta pessoas mais velhas, os jovens geralmente negam ou ignoram os sintomas”.
Clinicamente, o AVC de um idoso não tem diferença para o de um jovem, os sintomas e sequelas são os mesmos. “Para as mulheres, ainda existe o risco de o AVC estar associado ao uso do anticoncepcional. Evidências científicas indicam que mulheres que fazem o uso do contraceptivo hormonal têm 2,5 mais riscos de desenvolverem trombose e AVC, principalmente, se ele estiver associado ao tabagismo”, afirma o especialista.
Para diminuir as chances de desenvolver o problema, é importante sair do grupo de risco, que é composto por fumantes, obesos e sedentários. “Melhorar o estilo de vida, ter uma dieta equilibrada e fazer exercícios regularmente são algumas das atitudes que podem ajudar na prevenção da doença. Além disso, é fundamental fazer uma visita anual a um especialista”, orienta Anghinah. Já para as pessoas que sofreram um AVC, é importante identificar as principais causas que levaram o problema e, a partir daí, empregar estratégias de tratamento que diminuam as chances de desenvolver o problema novamente.
http://new.d24am.com/noticias/saude/estresse-sedentarismo-podem-causar-jovens/159599