Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Clipping CIEVS Clipping CIEVS
26 de outubro de 2016
Número de casos de caxumba é cinco vezes maior que em 2015, SP

Desde o início deste ano, 1.301 casos da doença foram confirmados na região; surto da doença está ligado a circulação de um novo tipo do vírus. Os casos de caxumba na RPT (Região do Polo Têxtil) já chegaram a 1.301 desde o início do ano. O número é cinco vezes maior do que o registrado entre janeiro e dezembro de 2015. Somente entre os dias 11 e 21 de outubro, foram detectadas 51 novas contaminações.

O surto da doença está ligado a circulação de um novo tipo do vírus, identificado nos Estados Unidos há dois anos. A cidade com mais casos da doença é Hortolândia, com 538 notificações. No ano passado, foram registradas 131 contaminações no município. Na sequência, aparecem Santa Bárbara d’Oeste e Americana, com 292 e 241 casos, respectivamente. Sumaré apresentou 198 notificações e em Nova Odessa, foram 32. Na última semana, Santa Bárbara teve 29 novos casos, Americana mais 20 e Nova Odessa outros dois.

O médico infectologista do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana, Arnaldo Gouveia Júnior, explicou que a caxumba era uma doença muito comum até a década de 1990, quando teve início a vacinação. Contudo, com esse novo surto registrado no país, ficou claro para a comunidade médica que o a imunidade da vacina não é tão infalível quanto a natural, decorrida dos anticorpos produzidos quando alguém é contaminado. “A caxumba era vista como uma doença universal. Há algumas décadas praticamente todo mundo na infância ou no início da adolescência adquiria a doença”, explicou o médico.

O vírus que está circulando atualmente no país, decorrente de uma mutação genética, apresenta as mesmas características, podendo resultar em surdez, meningite, inflamação nos testículos e ovários, caso o paciente não fique em repouso.

http://liberal.com.br/cidades/regiao/numero-de-casos-de-caxumba-e-cinco-vezes-maior-que-em-2015-460838/

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!