Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Clipping CIEVS Clipping CIEVS
26 de outubro de 2016
Ministério da Saúde recomenda que mãe fique com bebê por 24h após o parto

O Ministério da Saúde passou a instruir os serviços de saúde a manterem o recém-nascido sadio junto da mãe por ao menos 24 horas após o parto, momento a partir do qual a alta pode ser realizada. De acordo com a portaria 2.068, publicada no Diário Oficial da União na segunda-feira (24), a recomendação vale para maternidades públicas e privadas.

A recomendação segue uma diretriz da OMS (Organização Mundial da Saúde). No texto, a pasta cita um texto do órgão da ONU, como um dos embasamentos da nova ordenação.

Manter bebê e mãe juntos no mesmo quarto (alojamento conjunto) ajuda a fortalecer o vínculo afetivo entre pai, mãe e filho, favorece o aleitamento materno respeitando as características individuais da mãe e do recém-nascido e propicia cuidados constantes ao bebê, informa a pasta no texto da portaria.

Além disso, de acordo com a portaria, manter o alojamento conjunto contribuiria na redução de riscos de infecção relacionados à permanência do bebê em estabelecimento de saúde. "O alojamento conjunto possibilita a atenção integral à saúde da mulher e do recém-nascido, por parte do serviço de saúde", diz o .texto

O modelo seria destinado apenas a mulheres sem contraindicações para a permanência junto ao seu bebê saudável. O modelo não é recomendado para bebês nascidos com menos de 1,8 kg, com icterícia, alguma má-formação ou que estejam sob investigação de infecções congênitas.

A Academia Americana de Pediatria também recomenda que crianças fiquem junto dos pais após o nascimento. A entidade diz que bebês devem dividir o mesmo ambiente com a mãe, medida que evitaria a síndrome da morte súbita durante o sono. Os recém-nascidos devem ser mantidos em um berço sobre a cama, e nunca soltos ao lado da mãe.

http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2016/10/25/ministerio-recomenda-que-mae-fique-com-bebe-por-24h.htm

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!