Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Clipping CIEVS Clipping CIEVS
03 de novembro de 2016
Segundo a Unicef, 300 milhões de crianças respiram ar tóxico

Nesta segunda-feira, 31, uma semana antes da Convenção das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) divulgou um relatório que diz que a contaminação do ar é um dos fatores que contribuem para o desenvolvimento de doenças respiratórias e a elevação do índice de mortalidade infantil.

De acordo com o estudo, uma em cada sete crianças ao redor do mundo vive em regiões onde a poluição ultrapassa em pelo menos seis vezes os níveis considerados seguros. No total, cerca de 300 milhões de crianças estão expostas a poluentes.“A contaminação ambiental é o principal fator que contribui para a morte anual de cerca de 600 mil crianças com menos de 5 anos, e ameaça a vida e o futuro de milhões mais a cada dia”, disse Anthony Lake, diretor executivo do Unicef. “Os contaminantes não apenas provocam danos no desenvolvimento pulmonar, como podem cruzar a barreira de sangue do cérebro e causar danos cerebrais permanentes. Nenhuma sociedade pode ignorar a contaminação do ar.”

O Unicef pede ações imediatas dos líderes mundiais para a redução da contaminação do ar em seus países. Além dos fatores externos, como queima de combustíveis fósseis, os agentes internos também contribuem para a poluição, como utilizar carvão ou lenha em ambiente doméstico, para uso de cozinha e aquecimento. Juntas, a contaminação externa e interna estão diretamente relacionadas com a pneumonia e outras doenças respiratórias, que respondem por uma em cada dez mortes de crianças com menos de cinco anos de idade.

A Convenção das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas vai acontecer entre os dias 7 e 18 de novembro, no Marrocos.

http://opiniaoenoticia.com.br/internacional/segundo-unicef-300-milhoes-de-criancas-respiram-ar-toxico/

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!