22 de fevereiro de 2017
Febre amarela: Secretaria de Saúde investiga morte de 15 macacos no DF
A Secretaria de Saúde investiga a morte de 15 macacos no Distrito Federal este ano. A suspeita é de febre amarela. Amostras recolhidas dos animais foram enviadas para o Instituto Evandro Chagas (IEC), no Pará (PA), para descobrir a causa do óbito. A preocupação da pasta é tanta que profissionais da área de saúde, entre eles veterinários, estão sendo treinados para fazer a notificação imediata todas as vezes que forem encontrados macacos adoecidos ou mortos em território brasiliense.
Para apoiar o processo de notificação a Subsecretaria de Vigilância à Saúde está divulgando os números de telefone para a comunicação dos casos. “A rápida comunicação dos casos de primatas adoecidos ou mortos é de extrema importância para o controle da febre amarela, pois permite a imediata adoção de ações preventivas, incluindo o manejo do ambiente, com a eliminação de focos do Aedes aegypti no entorno do local, a aplicação de controle químico por inseticidas e o bloqueio vacinal”, ressalta o Subsecretário de Vigilância à Saúde, Tiago Coelho.
Saiba mais:
http://www.metropoles.com/distrito-federal/saude-df/febre-amarela-secretaria-de-saude-investiga-morte-de-15-macacos-no-df