28 de abril de 2015
Campanha Doe+Vida permite que doadores de órgãos e tecidos se cadastrem virtualmente
As pessoas que quiserem se declarar doadoras de órgãos e tecidos têm, agora, a possibilidade de registrar este desejo virtualmente. Através do site www.doemaisvida.com.br, os interessados podem se cadastrar e imprimir o cartão virtual Doe+Vida. A campanha Doe+Vida, lançada no último dia 25 pelo Programa Estadual de Transplantes (PET), é a pioneira em cadastro online no Brasil.
O coordenador do PET, Rodrigo Sarlo, destaca que a doação é um problema que envolve toda a sociedade, uma vez que não é possível executar e promover a doação de órgãos e tecidos sem a autorização da família. Em muitos casos, os parentes desconhecem o desejo do ente querido de ser doador.
“Através desta campanha as pessoas podem se cadastrar doadoras, mostrar o desejo para a família e compartilhar esta ideia. A doação de órgãos e tecidos pode salvar mais de 50 vidas, mas precisamos da solidariedade das pessoas”, explica Sarlo.
A legislação brasileira determina que somente familiares diretos podem autorizar a doação de órgãos em pacientes com morte encefálica. Atualmente, quase 50% das doações que poderiam acontecer não se concretizam pela não autorização das famílias. O secretário de Estado de Saúde, Felipe Peixoto, acredita que a campanha será uma forte aliada para aumentar o número de doadores e, consequentemente, salvar mais vidas.
“Caso exista alguma resistência da família do paciente em doar, com o conhecimento da vontade de ser doador, através do cadastro no Doe+Vida, as chances da doação se concretizar são maiores. A abordagem é difícil, mas vamos incentivar a sociedade a esclarecer suas dúvidas e falar sobre o assunto sem tabus”, declara.
A decisão de doar órgãos é um gesto de amor que ajuda a salvar vidas e leva esperança para muitas pessoas. Mas declarar sua vontade é uma forma de apoiar e divulgar este gesto de solidariedade. Basta dizer sim! Converse com sua família e compartilhe esta ideia. Vida a gente curte. E compartilha.