Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Destaques Destaque
17 de maio de 2012
Com vacina e remédio, por que a tuberculose ainda causa mortes?

Com vacina e remédio, por que a tuberculose ainda causa mortes?

Não é de hoje, já faz muito que a tuberculose é um velho inimigo dos homens. Está no período pré-histórico sua origem – sinais da doença já foram encontrados em múmias do antigo Egito e da era pré-colombiana. São antigas, também, as tentativas de enfrentar a doença. Inicialmente, a maior dificuldade era firmar o diagnóstico. Isso se tornou possível com a invenção do estetoscópio e do raio-X, no século 19. A partir daí, os esforços se concentraram no desenvolvimento de medicamentos e de uma vacina.

Em 1921 a vacina BCG foi aplicada pela primeira vez em crianças e em 1944 foi inventado o primeiro antibiótico. “A vacina descoberta em 1921 era oral e, posteriormente, verificou-se não proteger contra a tuberculose, mas na década de 1970 passou-se a usar a vacina BCG intradérmica que, comprovadamente, protege contra as formas graves da doença. Quanto aos antibióticos, descobriu-se ser necessário o uso de diversos deles por pelo menos 6 meses”, detalha Ana Alice Pereira, gerente de Pneumologia Sanitária da SVEA da Secretaria de Estado de Saúde (SES).

Com a vacina aperfeiçoada e medicamentos eficazes, a doença estaria controlada. Certo? Errado

Em 1993, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a tuberculose como emergência mundial, devido ao recrudescimento da doença principalmente em países desenvolvidos, permanecendo como a maior causa de morte por doença infecciosa em adultos. O surgimento da epidemia de AIDS e o aparecimento de focos de tuberculose multirresistente agravam ainda mais o problema, inclusive no Brasil. O país ocupa o 17º lugar entre os 22 países responsáveis por 82% do total de casos no mundo.

Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2011 foram notificados 69.245 casos, o que representa uma redução de 3,54% em relação a 2010, quando foram registrados 71.790 casos. Na última década, o Brasil também registrou queda na taxa de incidência (15,9%) e na taxa de mortalidade (23,4%). Mas apesar disso, a tuberculose ainda representa a quarta causa de óbitos por doenças infecciosas e a primeira entre pacientes com AIDS. Por que isso ocorre?

“A tuberculose continua matando porque o diagnóstico é tardio – nestes casos, o paciente pode evoluir para um quadro grave, com complicações – ou mesmo nem chega a ser feito, só sendo descoberto com o paciente já em estágio final. Muitas vezes, apesar de passar por uma consulta médica, a suspeita da doença demora a ser feita. A medida mais importante para impactar nas estatísticas da doença é o diagnóstico precoce e o início imediato do tratamento, garantindo a cura”, explica Ana Alice Pereira.

O principal indicador utilizado para avaliar as ações de controle da tuberculose é o percentual de cura dos novos casos

Uma das metas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é identificar 70% e curar, pelo menos, 85% dos casos, como medida para começar a reverter a situação da tuberculose. Em 2010, o Brasil detectou 88% dos casos, no entanto, o alcance do percentual recomendado pela OMS para a cura ainda é um desafio. De 2001 a 2004, o país aumentou o indicador de cura, porém - a partir de 2005 – houve uma estabilização, com índices de 73,5%, em 2009, e 70,3%, em 2010.

“O impacto ocorrerá desde que consiga-se curar pelo menos 85% dos casos e ter, no máximo, 5% de abandono de tratamento”, diz Ana Alice. O abandono do tratamento é, justamente, um dos fatores que impacta, diretamente, as estatísticas da doença. “Abandonar o tratamento significa voltar a transmitir a doença, mais pessoas infectadas e mais pessoas adoecendo”, alerta Ana Alice. Ela explica que, ao se tratar os pacientes que estão transmitindo a doença, corta-se a cadeia de transmissão, diminuindo o número de pessoas infectadas e, portanto, o número de pessoas que adoecerão.

Mas o diagnóstico e o tratamento não são os únicos desafios em relação à tuberculose. “A situação sócio-econômica precária é umas das responsáveis pela disseminação da doença. Moradias com pouca ventilação, sem entrada de sol e com grande aglomeração de pessoas facilitam a disseminação da doença. Além disso, as pessoas com nutrição precária têm imunidade baixa, o que facilita o desenvolvimento da doença”, afirma a gerente da SES.

Para tentar reverter isso, a Secretaria desenvolve um trabalho prioritário nos 14 municípios com maior carga da doença no estado, responsáveis por 85 % dos casos. Além disso, a população também pode fazer a sua parte. “A população pode e deve participar dos Conselhos Comunitários de Saúde, acompanhando e cobrando ações para melhoria do atendimento e controle da doença”, cita Ana Alice. É necessário, também, imunizar as crianças de até 4 anos, obrigatoriamente as menores de 1 ano, com a vacina BCG. A prevenção inclui, ainda, evitar aglomerações, especialmente em ambientes fechados, mal ventilados e sem iluminação solar.


 

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!