Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Destaques Destaque
14 de junho de 2012
Poliomielite: estado deve vacinar mais de 1 milhão de crianças

Poliomielite: estado deve vacinar mais de 1 milhão de crianças

O Ministério da Saúde (MS) anunciou na quarta-feira (13/6) a realização de mais uma campanha nacional de vacinação contra a poliomielite. A campanha inicia neste sábado (16/6), se estendendo até o dia 6 de julho, e será realizada em parceria com estados e municípios. No Estado do Rio de Janeiro, o número estimado é de 1.030.026 crianças menores de 5 anos. A meta do estado é vacinar 95% das crianças menores de cinco anos e alcançar 70% de homogeneidade nas coberturas dos municípios. O objetivo é o mesmo no país – o MS espera vacinar 95% do total de 14.1 milhões de crianças menores de 5 anos de idade.

Ano passado, o Estado do Rio de Janeiro atingiu a cobertura de 103,50% na primeira etapa e 101,79% na segunda etapa. Porém, na faixa etária de menores de 1 ano, só alcançou 89,97% na primeira etapa e 91,30% na segunda. A campanha deste primeiro semestre é com a vacina oral, as chamadas gotinhas. Em agosto, será realizada, em todo o país, a campanha de multivacinação com a introdução da pentavalente e reforço das outras vacinas no calendário básico.

A partir de agosto deste ano, as crianças que estão começando o esquema vacinal, ou seja, nunca foram imunizadas contra a paralisia infantil, irão tomar a primeira dose aos 2 meses e a segunda aos 4 meses, com a vacina poliomielite inativada, de forma injetável. Já a terceira dose (aos 6 meses), a quarta dose (aos 15 meses) e os reforços continuam com a vacina oral, ou seja, as duas gotinhas.

O Brasil recebeu a Certificação da Erradicação da Transmissão Autóctone do Poliovírus Selvagem, mas a vigilância sobre a doença deve ser constante, uma vez que outros países ainda registram casos de poliomielite. Diante deste quadro mundial, é necessário o esforço de todos para se atingir os indicadores preconizados pelo Ministério da Saúde para manutenção do país livre da doença.

Mesmo o Rio de Janeiro tendo alcançado bons resultados em relação às metas nacionais e estaduais preconizadas, as coberturas vacinais municipais ainda são heterogêneas no país. Isso leva à formação de bolsões de pessoas suscetíveis à doença, o que possibilita a reintrodução dos poliovírus, no país, favorecido pelo fluxo de viajantes.

Portanto, é fundamental que todas as crianças menores de 4 anos, 11 meses e 29 dias devem tomar as duas gotinhas, mesmo que já tenham sido vacinadas e mesmo as que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia. No caso de crianças que sofrem de doenças graves, recomenda-se que os pais consultem profissionais nos postos e centros de saúde, para serem avaliadas se devem ou não tomar a vacina. Crianças com febre acima de 38º Celsius, ou com alguma infecção, também devem ser avaliadas por um médico.

(Foto Agência Brasil)
 

 

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!