Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Destaques Destaque
23 de setembro de 2016
Febre maculosa e raiva: zoonoses graves, mas que podem ser prevenidas

Febre maculosa e raiva: zoonoses graves, mas que podem ser prevenidas

A febre maculosa e a raiva são duas doenças, no termo mais preciso e correto, zoonoses, que são as doenças transmissíveis entre animais e pessoas. Você já deve ter ouvido falar destas duas zoonoses, mas sabe como são e quais são as formas de transmissão? Estas são informações importantes, já que ambas são consideradas doenças graves. Mas a boa notícia é que podem ser prevenidas.

A febre maculosa é uma zoonose transmitida ao homem principalmente através da picada de carrapatos infectados. A época de maior risco para transmissão inicia por volta do mês de abril e se estende geralmente até outubro, meses do ano em que o "micuim" é a forma do carrapato mais encontrada no ambiente. Por serem bem pequenos, as pessoas podem não perceber a presença e possuem maior dificuldade em encontrar e retirar do corpo, assim a carrapato infectado consegue transmitir a doença. Já a raiva apresenta clínica e transmissão bem distintas da febre maculosa, sendo transmitida através da saliva do animal infectado, possuindo uma letalidade bem mais elevada, chegando a praticamente 100% dos casos.

Recentemente foi registrada a morte de uma criança em Belo Horizonte, Minas Gerais, em decorrência da febre maculosa. Já em Jaborá, Santa Catarina, foi confirmado um caso de raiva em um cão de rua. Estes dois casos chamam a atenção e os serviços de vigilância precisam alertar a população sobre as medidas de prevenção e controle dessas doenças.

Por isso, a Gerência de Doenças Transmitidas por Vetores de Zoonoses, da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ), elabora periodicamente alertas tanto para a população quanto para profissionais de saúde e também para serem amplamente divulgados pelas vigilâncias municipais.

Confira os alertas sobre raiva e febre maculosa:

Alerta Febre Maculosa

Alerta Raiva

 

Vacinação Antirrábica Por Via Intra-Dérmica

Confira aqui a apresentação de José Cerbino Neto, Médico Infectologista – Pesquisador Adjunto e Vice Diretor INI - Fiocruz

 

Profilaxia da raiva humana

Apresentação da reunião estadual - Gerência de Doença Transmitidas por Vetores e Zoonoses - GDTVZ/CVE/SVEA/SVS/SES/RJ

 

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!