Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Destaques Destaque
26 de dezembro de 2016
Verão: combater o Aedes aegypti para prevenir dengue, zika e chikungunya

Verão: combater o Aedes aegypti para prevenir dengue, zika e chikungunya

O calor já havia aparecido, as chuvas também. Os dias já estavam mais longos e as noites mais curtas. Mas apesar de toda cara de verão, a estação só começou mesmo na quarta-feira, dia 22 de dezembro. E até março, quando termina a estação, estas características típicas do período mais quente do ano e que já estavam sendo notadas devem se intensificar ainda mais.

Alguns querem saber se vai ter sol e se vai dar praia, outros se preocupam se será tão quente quanto o verão passado e há, ainda, aqueles que estão é com a cabeça nas férias. Mas em comum todo mundo deve ter uma mesma preocupação: o risco de epidemias de dengue, chikungunya e zika.

A estação, além de dias longos e ensolarados, é marcada, também, por mudanças rápidas nas condições diárias do tempo que levam à ocorrência de chuvas de curta duração e forte intensidade, as famosas chuvas de verão. Condições que fazem aumentar o perigo das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti.

A alternância de altas temperaturas com chuvas cria o ambiente ideal para o desenvolvimento das larvas e para a reprodução do mosquito transmissor da dengue, da chikungunya e da zika. As fêmeas do mosquito não colocam seus ovos diretamente na água, mas a milímetros acima de sua superfície. Quando chove – o que é comum no verão –, o nível da água sobe, atingindo os ovos e fazendo-os passar à fase de larvas e até fase adulta.

Além disso, o verão também é ideal para o desenvolvimento das larvas, já que a temperatura mais favorável para o seu crescimento é entre 25 a 30ºC. O resultado disso tudo é o aumento da população de Aedes aegypti e, com isso, o risco de epidemias das três doenças. Prevenção, portanto, mais do que nunca, é fundamental!

As ações de controle e combate à dengue devem fazer parte da sua rotina. Se você já transformou a prevenção em hábito, ótimo! Se ainda não fez isso, não perca mais tempo! Como o mosquito tem hábitos domésticos, as ações de eliminação de focos dependem do empenho de todos.

Na prática, isso significa criar e manter uma rotina para impedir que o Aedes aegypti encontre, dentro de sua residência, ambiente de trabalho, estudo, entre outros, locais propícios para se procriar. Para isso, você vai precisar de 10 minutos por semana. Este intervalo é determinado pelo ciclo de vida do mosquito transmissor da dengue. Como este ciclo leva, do ovo até a fase adulta, cerca de 7 a 10 dias, se a verificação e eliminação dos criadouros forem realizadas uma vez por semana, será possível evitar o nascimento de novos mosquitos.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!