Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Destaques Destaque
10 de janeiro de 2017
Sistema InfoDengue faz mapeamento da doença para ajudar nas ações de combate

Sistema InfoDengue faz mapeamento da doença para ajudar nas ações de combate

E se você pudesse avaliar como está a incidência da dengue no seu município? Verificar o número de casos e se há uma epidemia ou não, por exemplo. Pois bem, é possível. O Sistema InfoDengue, idealizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), junto com a Fundação Getulio Vargas (FGV) e apoiado pela Secretaria Estadual de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (SES-RJ), monitora em tempo real as informações coletadas com o objetivo de integrá-las sobre o risco de transmissão da doença.

O controle da incidência e preparação para o enfrentamento de epidemias dependem de um monitoramento eficaz de sinais que indiquem aumento de casos. Sendo assim, o InfoDengue, por meio das informações geradas semanalmente, saber quais são as áreas mais afetadas e, desta forma, agiliza a tomada de decisão e as ações das Vigilâncias em Saúde.

O sistema é semelhante a um serviço de meteorologia, mas além das condições climáticas, fica de olho na dengue, no mosquito e até mesmo em murmúrios sobre a doença em redes sociais. Essas informações alimentam modelos estatísticos previamente validados com dados históricos que indicam a situação da dengue nos municípios monitorados. Atualmente são 569 os municípios monitorados.

O InfoDengue possibilita a rápida visualização da distribuição dos casos de transmissão de dengue em uma cidade ao longo do tempo e do espaço. É possível, também, ter acesso ao histórico da doença no município em diferentes formatos que podem ser acessados não só pelos profissionais de saúde, mas também por cidadãos, estudantes, professores e pesquisadores.

Cores para facilitar o entendimento

Para facilitar o entendimento com relação às informações contidas no mapa da cidade, por exemplo, quatro cores identificam os estágios de atenção:

  • Verde - indica que está tudo bem. O clima não está favorável para o Aedes Aegypti e casos são isolados.
  • Amarelo - indica que é necessário prestar atenção nos criadouros porque o clima está favoravel para multiplicação do mosquito. Como? Dedicando 10 minutos do seu dia ao combate à dengue.
  • Laranja - indica que o número de casos de dengue está crescendo e é preciso redobrar os esforços para eliminar todos os focos do mosquito.
  • Vermelho - indica que o número de casos é alto em comparação com o histórico da dengue no município. O risco de você pegar dengue é grande.

 

Acesse aqui o Sistema InfoDengue.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!