Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Destaques Destaque
11 de janeiro de 2017
SES realiza II Simpósio Estadual de Vigilância e Assistência às Arboviroses

SES realiza II Simpósio Estadual de Vigilância e Assistência às Arboviroses

A Secretaria de Estado de Saúde promoveu nesta terça-feira (10/01) um seminário sobre o cenário previsto para as arboviroses em 2017, com uma ênfase especial para a chikungunya, como forma de alerta para os municípios sobre a importância da prevenção e do tratamento correto da doença. Cerca de 150 representantes das áreas de vigilância epidemiológica e atenção à saúde das prefeituras fluminenses participaram do evento. Muitos deles assumiram recentemente seus cargos.

A mudança nas equipes municipais, com a posse dos novos prefeitos, foi um dos motivos para a realização do evento. A intenção é levar conhecimento às equipes diretamente envolvidas nos dois principais setores que lidam com as doenças: a vigilância epidemiológica, que trata da prevenção, e a assistência em saúde, responsável pelo atendimento do paciente.

- A Secretaria de Estado de Saúde tem a atribuição de fornecer orientações técnicas às prefeituras, para que elas possam subsidiar suas ações de combate ao vetor e de atendimento à população, afirmou o secretário de Estado de Saúde Luiz Antônio Teixeira Júnior.

Quem participou pela primeira vez aprovou a troca de informações: - É muito importante levar informações para o município, saber se o município está adequado às normas do Estado e do Ministério da Saúde em relação à contingência das arboviroses. Além disso, fiquei sabendo que existe um manual de treinamento para o combate aos focos que foi usado no treinamento de militares, e já vou pedir uma cópia desse material - afirmou Natália da Costa Campos, que recentemente assumiu a Superintendência de Vigilância em Saúde de Resende.

Mesmo quem não é novato faz questão de participar, como aconteceu com o secretário municipal de Saúde de Iguaba Grande, Leônidas Heringer: - Conhecer o cenário das arboviroses é fundamental, tanto na área de prevenção quanto na assistência ao paciente. É importante saber o que está por vir e quais as orientações - informou.

O seminário contou com palestras sobre o cenário previsto para a doença, prevenção, tratamento e organização das redes de atendimento, entre outros temas. Um dos alertas mais importantes feitos durante as exposições foi para a necessidade de cada vez mais envolver a população na prevenção, eliminando os potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti.

- Quando avaliamos as informações do Liraa de 2015 e de 2016 vemos que nesses dois anos o principal causador de criadouros do Aedes são recipientes de armazenamento de água. É preciso envolver ainda mais a população nesse alerta – avaliou o superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da SES, Mário Sérgio Ribeiro.

Confira aqui as apresentações feitas durante o II Simpósio Estadual de Vigilância e Assistência às Arboviroses.

(Foto: Maurício Bazílio)

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!