Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Destaques Destaque
13 de janeiro de 2017
Cartilha infantil ensina como combater o Aedes aegypti

Cartilha infantil ensina como combater o Aedes aegypti

O Núcleo Operacional Sentinela de Mosquitos Vetores (Nosmove) da Fiocruz acaba de lançar a cartilha Os pequenos mosqueteiros contra dengue, zika e chikungunya. Destinado ao público infantil, o material é apresentado em uma edição colorida e dinâmica que favorece a comunicação com as crianças. A cartilha insere conteúdos fundamentados no conceito da Promoção da Saúde que contribuem para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis pela construção de ambientes saudáveis.

Na cartilha são apresentados conhecimentos, desafios e curiosidades sobre o mosquito Aedes aegypti. Também conta a história de três personagens: Ana, Chico e João, que apresentam os hábitos e comportamentos do Aedes aegypti, principal mosquito vetor dos vírus dengue, zika e chikungunya. A cartilha desperta o olhar infantil para o conhecimento sobre a biologia do mosquito e os principais criadouros utilizados por ele para realizar a oviposição, além de reforçar as ações de prevenção.

Apesar de ser voltada para o público infantil, a cartilha tem informações científicas, corretas e precisas, validadas por pesquisadores da área. Mas tudo em linguagem acessível que permite que, mesmo as crianças que ainda não dominam o processo de leitura e de escrita, possam se beneficiar com o conteúdo.

A produção da cartilha durou seis meses e contou com a colaboração de pesquisadores do IOC/Fiocruz, da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) e do Instituto Nacional de Infectologia (INI/Fiocruz) e ainda de profissionais da Secretaria Estadual de Saúde (SES) do Rio de Janeiro e da Universidade de São Paulo (USP). A SES vai reproduzir o material para ser distribuído em escolas fluminenses, com apoio das secretarias municipais e da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc).

Você pode baixar aqui a cartilha.

Você pode, também, baixá-la na seção Dados e documentos. Basta clicar, na parte superior da página, na aba “Publicações”.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!