Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Destaques Destaque
08 de fevereiro de 2017
Mitos e Verdades sobre a Febre Amarela

Mitos e Verdades sobre a Febre Amarela

Desde o início dos casos de Febre Amarela no país, muitas informações foram passadas e repassadas sobre a doença. Há, claro, muitas informações verdadeiras, mas também mitos e informações falsas. Por isso, o Blog da Saúde, do Ministério da Saúde, selecionou e explica algumas afirmações que circulam na internet. Confira!

Todos os casos notificados nos últimos meses são de febre amarela silvestre

Verdadeiro. Existem dois ciclos de transmissão da doença:

  • Silvestre: quando a doença é transmitida pela picada dos mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes. Nesse ciclo os principais hospedeiros são os primatas não humanos (macacos) que habitam as florestas tropicais. Seres humanos podem adquirir o vírus esporadicamente quando residem ou adentram na mata para trabalho ou turismo e são picados por um mosquito silvestre infectado.
  • Urbano: quando a transmissão se dá pela picada do Aedes aegypti, o mesmo que transmite a dengue, zika e chikungunya. O último caso de febre amarela urbana no Brasil ocorreu em 1942, no Acre.


Todos os casos notificados até o momento são classificados no ciclo silvestre de transmissão e o risco de reurbanização da febre amarela é muito baixo.

Se não moro na área de recomendação da vacina ou não vou me dirigir a essas áreas não preciso me vacinar

Correto. A recomendação para a vacinação é direcionada as pessoas que residem ou vão se deslocar para as áreas com recomendação para vacinação e áreas com recomendação temporária para vacinação.

Atualmente, as áreas com recomendação para vacinação correspondem a 3.570 municípios e as áreas com recomendação temporária para vacinação são os municípios dos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia que fazem divisa com Minas Gerais. Confira aqui a lista de municípios.

A população que não vive na área de recomendação ou não vai se dirigir a essas áreas não precisa buscar a vacinação.

Nenhuma grávida deve ser vacinada contra febre amarela

Mito. A vacinação não está indicada as gestantes. No entanto, na ocorrência de surtos da doença, epidemias ou viagem para área com risco de contrair a doença, a grávida deverá ser avaliada pelo serviço de saúde, considerando o risco benefício da vacinação. É importante ressaltar que as demais vacinas definidas no Calendário Nacional de Vacinação para a gestante devem ser administradas durante a gravidez, pois são seguras e trazem proteção para a gestante e o filho.

Mulheres que estão amamentando não devem se vacinadas contra febre amarela

Mito. As mulheres que estão amamentando bebês maiores de 6 meses de idade poderão ser vacinadas se residirem ou vão se deslocar para as áreas com recomendação para vacinação e áreas com recomendação temporária para vacinação.

A vacinação está contra indicada para mulheres que estão amamentando bebês menores de 6 meses de idade. Na impossibilidade de adiar a vacinação, na possibilidade de surtos, epidemias ou viagem para área com risco contrair a doença, deve apresentar a mãe opções para evitar o risco de transmissão do vírus vacinal pelo aleitamento materno, tais como: previamente a vacinação praticar a ordenha do leite e manter congelado por 28 dias em freezer ou congelador, para planejamento de uso durante o período da viremia, ou seja, por 28 dias ou, pelo menos 15 dias após a vacinação.

Para as mulheres que estão amamentando e residem em outras localidades que não estão sob o risco de transmissão da doença, a vacinação contra a febre amarela deve ser evitada, ou adiada até a criança completar 6 meses de idade.

Tenho alergia ao ovo e mesmo assim, posso receber a vacina febre amarela

Verdade. As pessoas com história de alergia comprovada ao ovo e seus derivados, gelatina bovina ou a outras, podem receber a vacina febre amarela após avaliação médica. Nesta situação a pessoa deve recebê-la em ambiente com condições de atendimento de reações anafiláticas.

Pessoas que fazem tratamento com drogas imunossupressoras podem ser vacinada contra febre amarela

Verdade. Neste caso é recomendo que a pessoa interrompa o uso da medicação por até (três meses a depender do tipo da medicação para poder receber a vacina febre amarela.

Pessoas que fazem tratamento com drogas imunossupressoras podem ser vacinada contra febre amarela.

Verdade. Neste caso é recomendo que a pessoa interrompa o uso da medicação por até três meses a depender do tipo da medicação para poder receber a vacina febre amarela.

Preciso tomar a vacina a cada 10 anos

Mito. Até 2014, a recomendação era que o indivíduo deveria ser vacinado de 10 em 10 anos. No entanto, os estudos demonstraram que duas doses são o suficiente para a proteção do indivíduo, não havendo mais a necessidade de se fazer mais que um reforço ao longo da vida.

Mesmo tendo tomado as duas doses, tenho o risco de pegar a doença

Mito. Se a pessoa está com a Caderneta de Vacinação em dia, conforme as recomendações do Calendário Nacional de Vacinação, ela está protegida contra a doença, não havendo necessidade de doses adicionais da vacina, mesmo na ocorrência de surtos.

Quem tomar a vacina pode pegar Febre Amarela

Não. As vacinas contra febre amarela são seguras e eficazes quando administradas de acordo com as normas do Programa Nacional de Imunizações. No entanto, como qualquer imunobiológico, tem contraindicações e precauções. A vacinação está contraindicada para crianças menores de 6 meses de idade e mulheres que estão amamentando bebês menores de 6 meses de idade. É muito importante o cumprimento dessas orientações, pois a vacinação de forma inadvertida poderá desenvolver eventos adversos graves pós-vacinação, apresentando os mesmos sintomas da doença.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!