Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Destaques Destaque
13 de fevereiro de 2017
Febre amarela: SES realiza encontro sobre Vigilância de Epizootias no Rio de Janeiro


Diante do aumento no número de casos da doença no país, principalmente na Região Sudeste, a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) intensificou a vigilância de febre amarela no estado. Isso inclui a intensificação da vigilância a pacientes com sintomas característicos da febre amarela, a vacinação de bloqueio que está sendo realizada em 21 municípios e a intensificação da vigilância de epizootias.

Epizootia é um conceito utilizado na saúde pública veterinária para qualificar a ocorrência de um determinado evento em um número de animais ao mesmo tempo e na mesma região, podendo levar ou não a morte. Fazendo uma analogia, epizootia seria o equivalente a uma epidemia em humanos. E para tratar especificamente de epizootias de febre amarela em primatas não humanos que a SES realizou nesta segunda-feira (13/2), no auditório do Hemorio, no Centro do Rio, um encontro com representantes das vigilâncias ambientais de 62 municípios.

“Foram convidados os municípios que têm área de mata e floresta. O objetivo e intensificar a vigilância, aproximando o trabalho das vigilâncias ambientais municipais e a vigilância dos parques e unidades de proteção. Nosso interesse é identificar macacos doentes e mortos e, para isso, é preciso um trabalho conjunto” explicou Mário Sérgio Ribeiro superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da SES.

Já havia sido realizada uma reunião com os coordenadores dos parques com o objetivo de tentar aproximar e fazer a articulação. “Precisamos definir qual o papel da Vigilância Ambiental neste processo e a proposta é sair daqui entendendo que a vigilância ambiental não pode ficar alheio à morte de primatas não humanos”, disse Mário Sérgio.

Na prática, isso significar aumentar a sensibilidade e a atenção para identificar como os animais estão se comportando neste momento e procurar por macacos doentes ou mortos. “Aumentar a sensibilidade estando atento a rumos de qualquer possibilidade de morte de primatas não humanos nas nossas matas”, completou o superintendente.

Entre as alterações de comportamento de um animal doente está se afastar do grupo, ficar mais no chão ou não conseguir subir muito alto. Mas é preciso ter em mente e deixar claro para a população que os macacos não representam risco. Ao contrário, eles são sentinelas. “Os macacos sinalizam o risco dando a vida por isso”, observou Mário Sérgio.

Segundo ele, a situação hoje é de alerta. O Rio de Janeiro esta cercado de estados que já registraram casos de zoopatias, Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo. Este último, inclusive, registrou surto de zoopatias em áreas de Mata Atlântica próximas ao litoral.

Além disso, o Estado do Rio de Janeiro tem uma área densamente urbana, a terceira maior população do país e florestas inseridas na área urbana. O objetivo, portanto, é monitorar para definir ações que sejam necessárias. A vacinação é uma delas. Sendo identificadas zoopatias de febre amarela em determinado município ou região, a estratégia será vacinar a população local.

Confira aqui as apresentações feitas no encontro.
 

Leia mais:
RJ amplia região para vacinação de bloqueio contra febre amarela

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!