Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Destaques Destaque
28 de setembro de 2017
SES realiza Seminário Intersetorial de Prevenção ao Suicídio


Entre 2001 e 2016 o Brasil registrou 62.804 mortes por suicídio. Entre os jovens esta é a quarta causa de morte, segundo dados do Ministério da Saúde. Já no Estado do Rio de Janeiro, somente em 2016 foram registrados 2.131 tentativas e 274 mortes provocadas por violência autoprovocada – violência provocada, de acordo com o Instrutivo das Notificações de Violência Interpessoal e Autoprovocada, 2016 compreende ideação suicida, autoagressões, tentativas de suicídio e suicídios.

Diante disso, é fundamental deixar de lado qualquer tabu e falar sobre suicídio. Sabendo disso, a Subsecretaria de Vigilância em Saúde da Secretaria de estado de Saúde do Rio de Janeiro (SVS/SES-RJ) realizou no dia 27 de setembro, no centro da cidade do Rio, o Seminário Intersetorial de Prevenção ao Suicídio. O momento não poderia ser mais oportuno. Alé, do Setembro Amarelo, mês de conscientização sobre a importância da prevenção ao suicídio, o Ministério da Saúde lançou na semana passada uma agenda estratégica para atingir a meta da Organização Mundial da Saúde (OMS) de redução de 10% nos óbitos por suicídio até 2020.

“É um tema que está há muito tempo precisando de uma diretriz. Então, começamos a fazer esta movimentação intersetorial aqui no estado porque é importante que a pessoa tenha um acolhimento na atenção básica, tenha apoio na saúde mental e no caso de tentativa, que a rede de urgência e emergência possa estar sensibilizada para fazer este atendimento e depois encaminhar para rede de atenção. É uma cadeia, uma rede que precisa estar integrada. Por isso, o seminário foi pensado para reunir representantes dos municípios, de hospitais federais e do Ministério da Saúde”, explica Eralda Ferreira da Silva, gestora da Divisão de Vigilância das Doenças e Agravos Não Transmissíveis e Promoção da Saúde da SES (DIVDANT/SES-RJ).

“O que é muito interessante em todo este trabalho – teve a iniciativa do ministério e, em paralelo, aqui do estado – é que a vigilância aparece conforme um novo paradigma que não é só uma questão de se fazer o registro para ter os dados, mas registrar para agir e registrar para agir é feito na associação entre as diversas áreas dentro da Saúde”, comenta Fernanda Rodrigues da Guia, analista de políticas sociais do Núcleo Estadual RJ do Ministério da Saúde.

Ela destacou que a importância do seminário. “Este é um tabu e muitas pessoas não procuram ajuda, não procuram a Saúde. Com isso, acabamos tendo perdas, perdas de vidas. Por isso, precisamos lidar com a questão do tabu, não só para a pessoa que procura ajuda. Também é importante chamar atenção da própria gestão, pensando na gestão em redes, e de quem está na ponta. É muito importante que o profissional da ponta reflita sobre a disponibilidade dele ouvir para produzir acolhimento, ajuda e encaminhamento”, diz Fernanda.

As diretrizes de prevenção ao suicídio, o diagnóstico epidemiológico estadual, o atendimento clínico a pessoas em risco de suicídio e as atribuições da Atenção Primária na avaliação de risco de Suicídio e na sua prevenção foram alguns dos assuntos tratados no seminário. No encontro foi discutida, ainda a construção do Guia de Referência Rápida de Avaliação de Risco de Suicídio e na sua Prevenção.

Confira aqui as apresentações do seminário.


Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!