Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Destaques Destaque
24 de janeiro de 2018
Janeiro roxo - Hanseníase: Identificou. Tratou. Curou!

Janeiro roxo - Hanseníase: Identificou. Tratou. Curou!

No último domingo de janeiro, é celebrado o Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase, instituido pela Lei nº12135/2009. Para celebrar a data, serão realizadas ao longo do mês de janeiro, campanhas e ações educativas em todos os municípios do Estado do Rio de Janeiro. A Gerência Estadual de Dermatologia Sanitária da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) participará das ações junto com diferentes atores (SBD/RJ, MORHAN e coordenações municipais do programa), assim como atuará promovendo treinamento de gestores municipais e profissionais de saúde, inicialmente na região Metropolitana II e após janeiro em todo o estado.

A mobilização neste mês tem o objetivo de fortalecer este processo e chamar atenção dos gestores e população da importância de estarmos atentos a esta doença de evolução silenciosa. Já o treinamento para equipes das Unidades Básicas tem o objetivo de fortalecer o processo de descentralização das ações de enfrentamento da hanseníase para Atenção Básica. Ele foi organizado de forma a articular teoria e prática, através de uma grande campanha de busca ativa de casos, com atendimento sendo realizado por especialistas em conjunto dos profissionais da Atenção Básica nas áreas de atuação. A descentralização para as unidades Básicas de Saúde da busca ativa de casos de hanseníase, o diagnóstico e tratamento da doença, são importantes estratégias de enfrentamento que deverão ser estimulados em todos os municípios.

O município de Itaboraí foi selecionado para iniciar a campanha no estado e desenvolver ações de capacitação de profissionais em Controle da Hanseniase, mobilização social através dos agentes comunitários e campanha de detecção precoce da doença, com a participação de movimentos sociais, universidades e profissionais da saúde. Nos dias 25 e 29 de janeiro, além da capacitação para as equipes de saúde, haverá mobilização da população para a diminuição do estigma e preconceito e discussão com gestores municipais sobre o perfil epidemiológico e as estratégias de enfrentamento da hanseníase podem ser desenvolvidas ao longo do ano. Estarão presentes também coordenadores municipais dos municípios de São Gonçalo, Rio Bonito e Itaboraí.

Já na capital, a Secretaria Municipal de Saúde e a Gerencia de Dermatologia Sanitária/SES-RJ, juntamente com o MORHAN e Sociedade Brasileira de Dermatologia do Rio de Janeiro, estarão na feira de Tradições Nordestinas, em são Cristóvão, no dia 28, fazendo mobilização social e exames dermatológicos.

Programação treinamento em Itaboraí

25 de janeiro

Capacitação 50 profissionais de nível superior – responsável Sandra Durães / UFF
Local: Auditório da SMS/Itaboraí
Endereço: Av. Álvaro de Carvalho Jr. nº 732

Treinamento de mobilização social para agentes comunitários de saúde
Responsável: Brenda /Morhan.
Local: Hospital Estadual Tavares de Macedo
Endereço: Av. 22 de maio, s/nº - Itaboraí.

Análise dos dados epidemiológicos com coordenação municipal, técnico SINAN e farmácia SMS – Responsável: Laura (SES) / Suzete (Farmácia)
Local: SMS/Itaboraí
Endereço: Av. Álvaro de Carvalho Jr. nº 732

29 de Janeiro

Campanha nas áreas definidas pelo município – responsável Vanesca e Lesley / Itaboraí.

Será realizada uma campanha que é continuidade do treinamento teórico, nas áreas de atuação das equipes de atenção básica que realizaram o treinamento dia 25. A equipe médica que conduzirá a campanha será a do Professor José Nery (FIOCRUZ).

Treinamento em Baciloscopia oferecido pela FIOCRUZ para os municípios da região que necessitassem.
Local: Laboratório do Hospital Tavares de Macedo.
Endereço: Av. 22 de maio, s/nº - colônia- Itaboraí

Após avaliação desta atividade será programado um calendário anual de treinamento regional, como estratégia permanente. Os meses sugeridos para atividades são Janeiro, abril, agosto e novembro de 2018.

Nesse processo a GDS, acredita que a informação e diagnóstico precoce são importantes para alcançarmos o sucesso na luta contra o bacilo e a eliminação da doença como problema de saúde pública.

Confira aqui a agenda das atividades em outros municípios.

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!