Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Destaques Destaque
28 de maio de 2018
Declaração de Óbito: aplicativo orienta o preenchimento

Declaração de Óbito: aplicativo orienta o preenchimento

A Declaração de Óbito (DO) é o documento-base do Sistema de Informações sobre Mortalidade do Ministério da Saúde (SIM/MS). É composta de três vias autocopiativas, pré-numeradas sequencialmente, fornecida pelo Ministério da Saúde e distribuída pelas Secretarias Estaduais para as Secretarias Municipais de Saúde.

Mas além da função legal – o documento permite a emissão da Certidão de Óbito pelos Cartórios de Registro Civil – a DO também tem o objetivo de ser o documento padrão para a coleta de informações sobre mortalidade que servem de base para o cálculo de estatísticas epidemiológicas.

Ou seja, a DO é um instrumento imprescindível para conhecer a situação de saúde da população e gerar ações visando à sua melhoria. Por isso, o correto preenchimento pelos médicos é muito importante!

O preenchimento da declaração de óbito é um ato médico. O seu correto preenchimento é um imperativo ético. Visando o esclarecimento sobre o seu preenchimento, o Ministério da Saúde, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), desenvolveu o aplicativo Atestado.

O APP fornece orientações e apoio aos médicos sobre o correto preenchimento da DO. O download gratuito do aplicativo está disponível para tablets e smartphones Android e iOS.


Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!