Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Saiba como se cuidar Doenças de A a Z Ficha

Buscar por:

A febre do chikungunya é uma arbovirose causada pelo vírus chikungunya (CHIKV), da família Togaviridae e do gênero Alphavirus. A viremia persiste por até dez dias após o surgimento das manifestações clínicas.


Modo de transmissão

A transmissão se dá através da picada de fêmeas dos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus infectadas pelo CHIKV. Também existe transmissão de mãe para filho no momento do parto e, muitas vezes, provoca infecção neonatal grave. Pode ocorrer transmissão por via transfusional, todavia é rara se os protocolos forem observados.


Período de incubação

O início de sintomas pode ocorrer de dois a dez dias, podendo chegar a 12 dias, após a picada do mosquito.


Sinais e sintomas

Febre acima de 38,5 °C, de início repentino, e dores intensas nas articulações de pés e mãos – dedos, tornozelos e pulsos. Pode ocorrer, também, dor de cabeça, dores nos músculos e manchas vermelhas na pele. Cerca de 30% dos casos não chegam a desenvolver sintomas. 

 

Diagnóstico

São três os tipos de testes mais utilizados para diagnosticar a doença: sorologia, PCR em tempo real (RT-PCR) e isolamento viral. Todas essas técnicas já são utilizadas no Brasil para o diagnóstico de outras doenças e estão disponíveis nos laboratórios de referência da rede pública. Em situações de epidemia a maioria dos casos será confirmada por critério clínico.


Grupos de maior risco

O vírus pode afetar pessoas de qualquer idade ou sexo, mas os sinais e sintomas podem ser mais graves em recém-nascidos de mães virêmicas próximo ao parto, e idosos. Pessoas com doenças crônicas podem ter a doença de base descompensada.


Tratamento

Procurar a unidade de saúde mais próxima, imediatamente. A automedicação pode mascarar sintomas, dificultar o diagnóstico e agravar o quadro do paciente. Somente um médico pode receitar medicamentos.

Até o momento não existe um tratamento específico para chikungunya; a terapia utilizada é de suporte sintomático, hidratação e repouso.

Importante observar as recomendações abaixo:

  • Não utilizar AINH (Anti-inflamatório não hormonal) na fase aguada, pelo risco de complicações associados às formas graves de chikungunya (hemorragia e insuficiência renal).
  • Não utilizar corticoide na fase de aguda da viremia, devido ao risco de complicações.
  • Não é recomendado usar o ácido acetil salicílico (AAS) devido ao risco de hemorragia.


Recuperação do paciente

Em geral, em dez dias após o início dos sintomas. No entanto, em alguns casos as dores nas articulações podem persistir por meses. Nesses casos, o paciente deve voltar à unidade de saúde para avaliação médica.


Prevenção

O mais importante é evitar os criadouros dos mosquitos que podem transmitir a doença. Isso previne não só a transmissão de chikungunya, como também de dengue e Zika.


Medidas de prevenção pessoal

Pessoas infectadas com o CHIKV são reservatórios de infecção para outras pessoas, tanto em casa como na comunidade. Portanto, medidas de proteção pessoal, para minimizar a exposição dos pacientes aos mosquitos, tornam-se imperativas para evitar a propagação do vírus e, consequentemente, da doença.

É importante informar a pessoa infectada e outros membros da família e da comunidade sobre os métodos para minimizar este risco, tanto por intermédio da redução da população do vetor como da possibilidade de contato entre o vetor e as pessoas. Para minimizar o contato vetor-paciente, recomenda-se:

  • A pessoa infectada repousar sob mosquiteiros impregnados ou não com inseticida;
  • O paciente e os demais membros da família devem usar mangas compridas para cobrir as extremidades;
  • Utilizar repelentes contra insetos aplicados à pele ou mesmo à roupa exposta, considerando que seu uso deve estar estritamente de acordo com as instruções contidas no rótulo do produto;
  • Usar telas protetoras nas portas e janelas.


As medidas de prevenção pessoais são eficazes na prevenção da transmissão do vírus para outras pessoas.

 

Fonte: Portal Saúde, disponível em < http://portalms.saude.gov.br/saude-de-a-z/chikungunya> Acesso 11 jul 2018.

 

 


Última atualização em: 11 de julho de 2018
Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!