Governo do Rio de Janeiro Rio Poupa Tempo na Web Governo Aberto RJ
Acessibilidade na Web  Aumentar letra    Diminuir letra    Letra normal
Home Fique por dentro Notícias Notícia
25 de fevereiro de 2012
Guerreiros Contra a Dengue vistoriam 4.500 casas em Niterói

Guerreiros Contra a Dengue vistoriam 4.500 casas em Niterói

Um verdadeiro exército, formado pelos Guerreiros Contra a Dengue, venceu mais uma batalha neste sábado, dia 25 de fevereiro, contra o Aedes aegypti – mosquito transmissor da doença. A ação conjunta das Secretarias de Estado de Saúde e de Governo, que faz parte da campanha 10 Minutos Contra a Dengue, percorreu 21 pontos em 18 comunidades de Niterói. Ao todo, os cerca de 2.500 voluntários e 80 agentes da Secretaria Municipal de Saúde de Niterói vistoriaram 4.485 casas, de onde eliminaram 495 criadouros com focos da doença. Na ação deste sábado, aproximadamente 39 mil pessoas foram conscientizadas.

O mutirão, que aconteceu das 8h às 13h, teve sua concentração no bairro de Cachoeiras. Durante toda a manhã, os agentes e voluntários instalaram 3.600 telas impermeáveis, recolheram 730 pneus, 525 garrafas PET e 162 locais foram tratados com larvicida.
A casa de Maria da Conceição Gomes, de 80 anos, foi um dos endereços visitados pelos Guerreiros. Ela mora com a filha, o genro e os netos e achou importante a visita dos agentes, que instalaram tela impermeável em sua caixa d'água e na do vizinho.

- Eu tento manter a caixa d'água sempre fechada e mando capinar o mato sempre. Sei dos perigos da dengue. A visita foi muito boa pois eu estava mesmo querendo colocar uma tela para a caixa. Aqui tem muitos mosquitos - afirmou Maria da Conceição.

Para o superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da SES, Alexandre Chieppe, a grande importância das ações dos Guerreiros Contra Dengue é a conscientização da população:

- As pessoas sabem o que deve ser feito para eliminar os focos do mosquito, mas acabam não fazendo, muitas vezes, por não saber a real importância dessas pequenas atitudes. Se todos seguirem o roteiro dos 10 Minutos Contra Dengue, consegue eliminar os focos com facilidade e nós alcançaremos um impacto na prevenção, nosso objetivo.

Além do bairro de Cachoeiras, os Guerreiros Contra Dengue visitaram: Morro do Estado, Morro do Preventório, Ingá, Vital Brasil, Fonseca, Engenhoca, Barreto, Jurujuba, Ilha da Conceição, Cafubá, Engenho do Mato, Itaipu, Jacaré, Maceió, Icaraí, Centro, São Francisco, Santa Rosa, Caramujo e Ilha da Conceição.

10 Minutos Contra a Dengue – Este é o tema da campanha 2011/2012 e é uma importante ferramenta no combate ao foco do mosquito transmissor. O objetivo é estimular a população a investir 10 minutos da semana eliminando possíveis criadouros em suas casas, já que o ambiente doméstico concentra aproximadamente 80% dos focos. A iniciativa idealizada por pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/FIOCRUZ) foi inspirada em uma das estratégias adotadas pelo governo de Cingapura para controlar o mosquito, conseguindo interromper a epidemia que o país enfrentou entre 2004 e 2005.

O exemplo de controle dos casos de dengue em Cingapura serviu como base para que os especialistas do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/ Fiocruz) desenvolvessem o conceito das ações de combate ao mosquito transmissor. A campanha "10 Minutos Contra a Dengue" foi implementada pela SES e vai ser o tom do alerta aos municípios e à população para evitar uma epidemia no próximo verão.

Rio Contra a Dengue na internet - O site do programa traz todas as informações sobre a campanha dos 10 Minutos Contra a Dengue como folhetos explicativos, a lista de ações que devem ser feitas semanalmente, tirinhas do personagem Mosquiteiro, espaço para marcar a data em que o morador fez a vistoria em casa e muito mais. O material foi produzido também para que gestores municipais tenham a opção de fazer o download do folheto e distribuir para a população. O endereço do site é www.riocontradengue.com.br. Nas redes sociais, é possível também fazer a sua parte, seguindo o perfil www.twitter.com/RioContraDengue.
 

Secretaria de saúde
Links interessantes:
PET Rio sem fumo Rio imagem 10 minutos salvam vidas Xô, Zika !!